Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Embaixador da França no Níger deixa país africano após golpe

Placeholder - loading - Protesto contra a França em Niamei  30/8/2023   REUTERS/Mahamadou Hamidou
Protesto contra a França em Niamei 30/8/2023 REUTERS/Mahamadou Hamidou

Publicada em  

NIAMEI (Reuters) - O embaixador da França no Níger deixou o país na manhã de quarta-feira, cerca de um mês depois que o governo militar ordenou sua expulsão e dias depois que o presidente Emmanuel Macron disse que o diplomata sairia e que as tropas francesas seriam retiradas.

As relações entre o Níger e a França, seu antigo governante colonial que mantinha uma presença militar no país para ajudar a combater os insurgentes islâmicos, foram rompidas desde que oficiais do Exército tomaram o poder em Niamei em julho.

A junta ordenou que o embaixador francês Sylvain Itté deixasse o país em 48 horas no final de agosto, em resposta ao que eles descreveram como ações da França que eram 'contrárias aos interesses do Níger'.

A princípio, a França ignorou a ordem, mantendo sua posição de que o governo militar era ilegítimo e pedindo a reintegração do presidente eleito Mohamed Bazoum, que foi derrubado no golpe de julho.

Mas Macron anunciou no domingo que o embaixador retornaria a Paris e que as tropas francesas sairiam.

Duas fontes de segurança no Níger disseram que Itté deixou o país de avião. A notícia foi confirmada posteriormente pelo gabinete do presidente em Paris.

Desde que os militares assumiram o poder, tem havido protestos quase diários contra a França em Niamei. Multidões de partidários da junta passaram dias acampados em frente a uma base militar francesa para exigir a saída das tropas.

Macron disse que Itté e sua equipe estavam sendo mantidos como reféns na embaixada.

O Níger é apenas uma das ex-colônias francesas na África Ocidental onde tem crescido o sentimento antifrancês tanto entre a população quanto entre as autoridades, especialmente em países onde os governantes militares tomaram o poder.

Mali, Burkina Faso, Chade e Níger são agora todos governados por oficiais do Exército após uma série de golpes nos últimos três anos, e a retórica antifrancesa tem sido uma característica recorrente de seus pronunciamentos públicos.

Alguns analistas expressaram preocupação de que a retirada das tropas francesas do Níger poderia prejudicar ainda mais os esforços ocidentais para conter a violência, que aumentou desde os golpes, e reforçar a influência russa na região.

(Reportagem de Abdel-Kader Mazou)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. embaixador da franca no niger …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.