Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: ina forsman

Saiba sobre a inspiração da cantora e confira nossa conversa especial sobre sua visão acerca de música e de seu novo álbum

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Ina Forsman em fundo preto para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Ina Forsman em fundo preto para photoshoot.

Publicada em  

Você conhece Ina Forsman? Caso a resposta seja não, este é o momento perfeito para conhecer. Caso a resposta seja sim, pode se animar, pois a Antena 1 traz uma entrevista exclusiva com a cantora nascida Helsinki e baseada em Berlim - especialmente para você!

Ina Forsman em fundo preto
Toque para aumentar

A artista ficou muito conhecida aqui no Brasil após suas canções “Now You Want Me Back”, “Devil May Dance Tonight” e “Hanging Loose” fazerem parte de trilhas sonoras de novelas da Globo.

Relembre as faixas:




Recentemente, Ina Forsman lançou seu álbum de estúdio “All There Is”. Conheça:


Agora que você já foi apresentado à Ina Forsman, descubra o que a artista contou em sua entrevista com a Antena 1:

Antena 1: Antes de mais nada, temos que falar sobre seu álbum mais recente, “All There Is”. Qual é a mensagem? E a inspiração por trás?

Ina Forsman: Bem, é uma mensagem um pouco confusa, porque quando comecei a escrever o álbum foi um pouco antes da pandemia, então a maioria das músicas eu escrevi bem no meio deste período; você sabe, aquele primeiro longo lockdown, então há muita escuridão escondida nas músicas - muito desse sentimento de desesperança e amargura e de não ter certeza de si mesmo.

Mas no final das contas, ainda é um álbum de amor, porque conta a história de como me apaixonei pelo amor da minha vida, o relacionamento que construímos juntos e o futuro com o qual sonhamos.

O tempo de pandemia vai ficar na história e acho que todos nós vamos lembrar disso. Foi uma época horrível, mas ao mesmo tempo isso me forçou a ir naquele canto da minha casa onde eu tenho meu teclado, meu laptop e minha guitarra … e isso me forçou a praticar e escrever muitas músicas - porque não havia mais nada para fazer.

E você sabe, este álbum não seria tão bom como foi se não houvesse uma pandemia e eu estivesse na estrada em turnê o tempo todo.

Antena 1: Você se sentiu mais criativa durante a pandemia?

Ina Forsman: Não no começo. Foi muito difícil quando esses primeiros meses de lockdown chegaram, havia muita conversa circulando nas mídias sociais. Todo mundo estava apenas passando o tempo com o telefone e havia muita conversa de pessoas dizendo que se você tivesse um projeto dos sonhos que sempre quis fazer … aquela era a hora. E se você não fizer isso agora, você nunca fará, porque você tinha todo o tempo. Então havia uma pressão enorme para ser criativo.

E esse foi o momento em que eu não tinha nada na minha cabeça. Não havia músicas chegando e eu senti que estava perdendo tempo. Mas então eu meio que me forcei a sentar e pensar “Ok, não se pressione, apenas toque um pouco de piano e veja o que acontece”.

E foi aí que eu meio que consegui “abrir a tampa” e as músicas começaram a fluir naturalmente. Não consegui parar e logo fiz um álbum em questão de meses.

Antena 1: Seu talento é evidente, ainda mais quando se trata da fusão entre jazz, blues e soul. Quais são os artistas que mais te inspiram?

Ina Forsman: Eu sou inspirada por muitos artistas e músicas. Sou realmente inspirada por velhos clássicos da Soul Music dos anos 60 e 70. Comecei [na indústria da música] quando eu tinha 17 anos, então acho que minha primeira inspiração foi Christina Aguilera. Depois comecei a ouvir Etta James, Sam Cooke, Donny Hathaway.

Agora eu estou realmente ouvindo muito porque agora eu também estou focando não apenas em ser um cantor, mas também um compositor e compositor, então estou apenas ouvindo esses clássicos do soul dos anos 60 e 70 e estou me sentindo muito inspirada por eles.

Antena 1: Você tem a capacidade de trazer esses gêneros musicais incríveis para os dias atuais, com muita personalidade. Como você faz isso?


Ina Forsman: Eu apenas faço, realmente não penso muito sobre, porque quando eu escrevo músicas nem estou tentando escrever - é intuitivo, isso sempre acontece. Quando componho, geralmente escrevo a partir de uma experiência muito pessoal; e sou uma mulher moderna, então vou escrever sobre os problemas das mulheres modernas.

Pessoalmente, eu gosto da reviravolta. Se eu escrevo uma música e a produzimos para soar como se fosse retrô, dos anos 60 e 70, mas as letras são de hoje, isso surpreende. Eu realmente gosto dessa reviravolta, é uma coisa minha.

Antena 1: Suas letras são muito profundas, assim como suas melodias. Você pode nos contar como é o seu processo criativo?

Ina Forsman: Com este álbum, muitas das músicas nasceram quando eu estava sentada no meu teclado. Eu meio que escrevi as letras junto com os acordes desta vez. Em meus projetos anteriores eu geralmente comecei com as letras, porque naquela época eu não tocava instrumentos tão bem.

Eu pagava alguém que toca guitarra ou piano e eles vinham com os acordes. Desta vez, eu meio que trabalhei tudo junto de uma vez… e sozinha. Com algumas músicas levaria mais tempo, porque eu não conseguia encontrar os acordes certos imediatamente, então as letras também meio que paravam.

Portanto, não há realmente um processo específico. Eu não quero forçar a saída de uma música se eu sentir que não vai a lugar nenhum, então eu paro e volto a ela quando parece natural, e é assim que tenho trabalhado até agora.

Quando eu realmente tenho essas conversas profundas comigo mesma, descubro que tipo de artista eu quero ser, que tipo de música eu quero tocar. Eu sinto que o próximo álbum que eu vou fazer vai ser ainda melhor.

Antena 1: Eu sei que você esteve em turnê pela Europa em 2019, como foi? Qual é a sensação de visitar tantos lugares através da sua música?

Ina Forsman: Fazer turnê para mim é uma grande benção. A pandemia definitivamente me ensinou como é uma bênção poder fazer uma turnê ao redor do mundo e conseguir viajar para viver. Me sinto muito grata e abençoada, especialmente depois de dois anos sem essas experiências. Agora que eu posso fazer isso de novo, parece ainda melhor do que antes.

Eu me considero uma música de palco primeiro. Eu amo escrever músicas e amo estar no estúdio, mas performance ao vivo é o que eu faço melhor e o que eu mais gosto de fazer.

Estar na estrada e visitar diferentes países é muito especial.

Quero fazer shows em diferentes países e espero que um deles seja o Brasil - esse é o meu grande, grande, grande objetivo da minha lista de desejos. Seria um sonho.

Antena 1: Você sabe que é muito conhecido aqui no Brasil pela música “Now You Want Me Back”, que foi parte da trilha sonora de uma novela?

Ina Forsman: Eu descobri sobre isso em uma entrevista. O entrevistador me perguntou como eu consegui minha música em uma novela no Brasil e eu pensei “O que aconteceu lá?”.

Eu notei que de repente ganhei muitos seguidores brasileiros e não sabia como eles me encontraram. Nunca fiz turnê no Brasil e nem sabia se meu álbum tinha sido vendido no país. Eu não sei como isso aconteceu, mas sou muito grata por ter acontecido.

Como é possível que, do outro lado do mundo, um monte de gente possa simplesmente pegar sua música e se inspirar por ela? É realmente lindo. Eu acho que é apenas a magia da música. É incrível que esse tipo de coisa possa acontecer.

Antena 1: Então, quando podemos esperar você aqui no Brasil?

Ina Forsman: Talvez ano que vem. O único problema é que sinto que se for ao Brasil para uma turnê, ou um show, não vou querer ir embora.

Antena 1: Você pode enviar uma mensagem para seus fãs brasileiros na Antena 1?

Ina Forsman: Sou muito grata a todos que ouvem minha música e a compartilham nas redes sociais. Vejo e converso com muitos de vocês nas redes sociais e quero que saibam que os vejo, os aprecio e estou realmente trabalhando duro para que seja possível fazer uma turnê ou show aí.

Nunca parem de me enviar mensagens e compartilhar se você estiver ouvindo minha música, isso realmente significa muito para mim.

ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: JACOB BANKS

ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: ANDRU DONALDS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. entrevista exclusiva antena 1 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.