Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ENTREVISTA-Incêndios na Amazônia representam riscos para saúde de crianças, diz OMS

Placeholder - loading - Foco de incêndio na floresta amazônica perto de Altamira 27/08/2019 REUTERS/Nacho Doce
Foco de incêndio na floresta amazônica perto de Altamira 27/08/2019 REUTERS/Nacho Doce

Publicada em  

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - Os incêndios na Amazônia representam um risco para a saúde, incluindo doenças respiratórias, especialmente no caso das crianças, afirmou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

'Temos alguns relatos de aumento de certas doenças respiratórias em crianças, mas nada que possamos relatar de um monitoramento sistemático', disse a doutora Maria Neira, diretora da OMS para Saúde Pública e Meio Ambiente, à Reuters, referindo-se a relatos de alguns centros de saúde locais.

Pessoas que vivem próximas às regiões afetadas têm sido retiradas e nenhuma morte foi informada, afirmou ela em uma entrevista na sede da OMS. Aqueles com condições pré-existentes, como asma, que podem ser agravadas pela poluição do ar, enfrentam maior risco devido à fumaça, acrescentou.

'Não será diferente de como outros poluentes no ar afetamo nossa saúde -- doenças cardiovasculares, problemas respiratórios agudos', afirmou

A exposição humana vai variar conforme à proximidade e à intensidade, mas as partículas poluentes vão permanecer 'por um longo tempo' em áreas com fogo intenso, disse.

A doutora sugeriu, entretanto, que é pouco provável que as queimadas causem problemas de longo prazo, como taxas mais altas de câncer, que surgem da 'exposição intensa e de longo prazo'.

'É algo mais de curto prazo do que uma exposição a longo prazo', disse.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. entrevista incendios na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.