Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Equinácea e os resfriados

A comunidade científica não chegou a um consenso em relação ao uso do produto para atenuar esse tipo de doença

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Equinácea e os resfriados"

Publicada em  

De acordo com uma publicação da famosa revista norte-americana revista Time, a planta medicinal Equinácea, também, conhecida como Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia, costuma ser muito usada como remédio caseiro para tratar gripes e resfriados. O item pode ser comprado em lojas de produtos naturais, por exemplo. Mas, os cientistas possuem muitas divergências quanto ao uso do método. Há quem tenha encontrado impactos positivos, e também, existe uma parcela que não enxerga benefícios.

Uma pesquisa feita pelo Dr. Ronald Turner, um professor de pediatria da Universidade de Medicina da Virginia, nos Estados Unidos, e publicada em2005, no periódico científico ''The New England Journal of Medicine’’, não encontrou nenhuma demonstração do efeito da equinácea em relação à gripes e resfriados.

Outros profissionais dizem o contrário, que a substância pode, sim, ajudar. “Ela é popular porque funciona com algumas pessoas”, afirma Kelly Kindscher, professora de estudos ambientais da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos.

Uma outra revisão de estudos, por sua vez, de 2014, apontou que a mercadoria apresenta, sim, pequenos efeitos preventivos os quais protegem o ser humano contra resfriados.

Outra revisão, de 2015, trouxe dados mais consistentes: para esses cientistas, o produto pode reduzir o risco de resfriado em 35%, pois trabalha para o aumento da morte natural das células e outras lutas do sistema imune, além disso, bloqueia a ação de algumas proteínas virais. Dr. Andreas Schapowal foi um dos autores do documento e ex-professor da Escola de Medicina da Alemanha Hannover.

“Isso pode minimizar o risco de resfriados em 10% ou 20%,” coloca Dr. Mark Moyad, diretor de medicina preventiva e alternativa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Para fugir desse tipo de enfermidade, no geral, o expert no assunto recomenda ter um estilo de vida estabilizado, o que inclui: fazer exercícios regularmente e dormir bem.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. equinacea e os resfriados

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.