Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Erva-mate pode causar efeito preventivo em relação ao Parkinson

Estudo argentino é o primeiro a mostrar que em se tratando da doença neurodegenerativa, o produto pode ser benéfico

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Erva-mate pode causar efeito preventivo em relação ao Parkinson"

Publicada em  

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal argentino ‘La Nacion’, realizada por especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa Científicas e Técnicas, o item pode gerar um efeito protetor contra o desenvolvimento de Parkinson.

O trabalho publicado, neste mês, pela revista especializada Movement Disorders e realizado por pesquisadores argentinos sugere que esse tipo de planta auxilia a evitar o desenvolvimento e a progressão do Parkinson.

"Os neurônios dopaminérgicos, associados com o controle da locomoção, são, por exemplo, os primeiros afetados nos pacientes com Parkinson’’, coloca pesquisador adjunto do Conselho no Departamento de Fisiologia, Biologia Molecular e Celular da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires.


Segundo ele, a equipe testou o efeito ao administrar um extrato da erva no modelo de neurônios dopaminérgicos em cultura e concluíram que o mate possui um efeito neuroprotetor poderoso.

Depois disso, os cientistas deram andamento ao estudo e analisaram o que ocorreria ao fazer o tratamento com só alguns dos componentes separados. E puderam ver que o melhor mesmo era usar o extrato do produto em sua totalidade.

Os experimentos feitos com os neurônios dopaminérgicos em cultura mostraram que a erva mate além de adiar a sua morte pode estimular o crescimento de seus axônios e dendritos.

De acordo com o estudioso, o produto é um dos principais provedores naturais de ácido clorogénico. E nesse trabalho foi possível mostrar que, também, é um poderoso agente neuroprotetor.

Por mais que ainda sejam necessários mais estudos para aprofundar os resultados. Esse foi o pioneiro na descoberta relativa aos neurônios dopaminérgicos, que são afetados no desenvolvimento da doença de Parkinson.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. erva mate pode causar efeito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.