Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Espanha derrota Inglaterra na final e conquista a Copa do Mundo Feminina

Placeholder - loading - Espanha derrota Inglaterra na final e conquista a Copa do Mundo Feminina 20/08/2023 REUTERS/Carl Recine
Espanha derrota Inglaterra na final e conquista a Copa do Mundo Feminina 20/08/2023 REUTERS/Carl Recine

Publicada em  

Por Alasdair Pal

SYDNEY (Reuters) - A Espanha derrotou a Inglaterra por 1 x 0 na final da Copa do Mundo Feminina, neste domingo, encerrando um torneio que quebrou recordes de público e de audiência na tevê e aumentou as esperanças de um aumento no interesse pelo futebol feminino.

Co-organizada pela Austrália e Nova Zelândia, a nona edição do evento global foi a primeira a ser realizada no Hemisfério Sul.

Embora o interesse local tenha diminuído quando a Austrália foi eliminada nas semifinais, quase dois milhões de torcedores passaram pelos portões em nove cidades-sede ao longo do torneio. O público da final deste domingo foi de 75.784 pessoas.

Um gol de Olga Carmona fez a diferença entre as duas equipas num jogo pulsante que viu a Espanha criar a maioria das oportunidades claras.

'Sofremos, foi uma partida difícil, (mas) sempre pensamos que iríamos conseguir', disse Carmona, que também foi eleita a melhor jogadora da partida, à emissora estatal espanhola TVE.

A Espanha foi abalada por uma disputa de vestiário entre a equipe e o técnico Jorge Vilda e a federação espanhola de futebol, com algumas de suas melhores jogadoras ausentes do torneio.

Mas, apesar de uma derrota chocante por 4 x 0 para o Japão na fase de grupos, o time brilhou ao longo do torneio com seu futebol atraente e ofensivo.

'Não consigo imaginar quanta emoção haverá na Espanha', disse Vilda à TVE. 'Vamos comemorar aqui e não sabemos quando isso vai acabar.'

Milhares de torcedores lotaram o Stadium Australia, em Sydney, horas antes do início do jogo no domingo, criando uma atmosfera festiva.

Inglaterra e Espanha fizeram sua primeira aparição em uma final de Copa do Mundo Feminina, e a espera da Inglaterra pelo primeiro troféu desde o torneio masculino em 1966 continua.

As mulheres foram banidas de estádios oficiais na Inglaterra até 1970, e há muito tempo ficam atrás da equipe masculina em interesse e financiamento, embora isso tenha começado a mudar depois que as 'Lionesses' venceram o Campeonato Europeu no ano passado.

A capitã da Inglaterra, Millie Bright, disse aos repórteres após o apito final que estava orgulhosa do progresso do futebol feminino.

'Crédito ao torneio, tem sido fenomenal, as multidões que geramos e o apoio que todas as equipes têm e tem sido surreal, tem sido tão visível', disse. 'Em termos de futebol feminino... acho que estamos no auge.'

'MATILDAS-MANIA'

A derrota da Austrália na semifinal para a Inglaterra, na quarta-feira, atraiu uma média de 7,13 milhões de telespectadores nos canais da emissora local Seven Network, a maior audiência já registrada pela empresa de pesquisa OzTAM, lançada em 2001.

Os ingressos para as partidas das 'Matildas' -- que perderam para a Suécia na disputa de terceiro lugar -- esgotaram com meses de antecedência, e a média de público do torneio ultrapassou 30.000 pessoas por jogo.

A última Copa do Mundo Feminina na França, há quatro anos, atraiu mais de 1,1 milhão de torcedores em 52 partidas, com uma média de público de 21.756.

A demanda foi menor na Nova Zelândia, cujo time foi eliminado na fase de grupos. A Ffifa distribuiu milhares de ingressos e alguns jogos atraíram apenas 7.000 torcedores, embora as partidas do time da casa tenham quebrado recordes de torcida no país.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. espanha derrota inglaterra na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.