Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especial Fim de Ano: Confeitaria Artística Natalina

Confira entrevistas exclusivas com confeiteiros especializados no assunto

Placeholder - loading - Divulgação
Divulgação

Publicada em  

Faltam pouquíssimos dias para o natal e os preparativos para as aconchegantes e tradicionais reuniões entre familiares e amigos estão mais próximas do que nunca! E o que não poderia faltar, definitivamente, nesse dia tão especial é um menu repleto das opções mais chamativas e saborosas para serem aproveitadas durante a ceia natalina.

Ao redor do mundo inteiro há uma variedade de tradições e receitas culturais, as quais degustá-las, com certeza, fazem parte do momento mais esperado da noite, além, é claro, da hora de abrir os presentes

LEIA TAMBÉM: Especial fim de ano: receitas natalinas ao redor do mundo

Imagem de conteúdo da notícia "Especial Fim de Ano: Confeitaria Artística Natalina" #1
Toque para aumentar

Mas o que, de fato, é imprescindível tanto na virada natalina quanto no próprio dia em si, são as deliciosas e aguardadas sobremesas. Por isso, hoje, vamos falar sobre doces que vão além de suas receitas simples e tradicionais, mesmo sendo saborosas. Para o mercado da confeitaria artística, o final do ano é um momento extremamente propício para os confeiteiros aproveitarem para produzir, divulgar e vender suas melhores obras de arte.

Antes de falarmos sobre as entrevistas exclusivas que foram concedidas por confeiteiros de renome para a Antena 1, que tal relembrar algumas das sobremesas, acompanhadas de suas receitas, mais comuns durante a ceia de natal?

Torta Holandesa

Porção para 10 pessoas

Ingredientes:

530g leite condensado

330g manteiga sem sal

5 gemas

160g chocolate branco em barra

330ml creme de leite fresco

1 pacote biscoito maisena

Ganache:

200g chocolate meio amargo em barra

200ml creme de leite fresco

Decoração / finalização:

chocolate Harald hidrogenado para raspas

3 morangos

1 pacote chocolate Calypso

Receita via Chef Cristina Haaland

Para saber sobre o modo de preparo, acesse aqui.

Pavê

Porção para 8 pessoas

Ingredientes:

400 gramas de biscoito maisena ou champanhe

2 xícaras de leite (480 mililitros)

5 colheres de sopa de rum

1 xícara de cerejas escorridas

1 tablete de chocolate meio amargo

Para o creme branco:

2 latas de leite condensado

4 latas de leite (segundo a medida da lata de leite condensado)

4 colheres de sopa de maisena

1 colher de sopa de essência de Panetone ou de baunilha

Receita via Sara Silva

Para saber sobre o modo de preparo acesse aqui

Pudim De Chocolate Com Menta

Imagem de conteúdo da notícia "Especial Fim de Ano: Confeitaria Artística Natalina" #2
Toque para aumentar

Porção para 6 pessoas

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 cálice de licor de menta

6 unidades de ovos

1 lata de leite meio gordo (medida lata do leite condensado)

Caramelo líquido para untar

Decoração

Folhas de hortelã frescas

Receita via Xtudoreceitas

Para saber sobre o modo de preparo acesse aqui

Cheesecake De Frutas Vermelhas

Porção para 15 pessoas

Ingredientes

Base:

200g de biscoito da sua preferência

100g de manteiga sem sal derretida

Creme:

1kg de cream cheese

300g de açúcar refinado

1 pitada de sal

100ml de leite

1 colvher (de sopa) de extrato de baunilha

raspas de 2 limões taiti

suco de 1 limão

6 ovos

Geleia de frutas vermelhas:

200g de geleia de frutas vermelhas

75ml de água

Framboesas, mirtilos e morangos para decorar

Receita via Amando Cozinhar

Para saber sobre o modo de preparo, acesse aqui

Para deixar essa matéria ainda mais com a cara da Antena 1, nós realizamos entrevistas exclusivas com dois dos confeiteiros mais admiráveis do Brasil, o participante da 7ª de Bake Off Brasil, Mazinho, e chef confeiteira Luísa Mendonça da Conflor, uma das confeitarias veganas do Rio De Janeiro mais queridas e cobiçadas do país. Confira:

Luísa Mendonça

Antena 1: Quando surgiu o interesse de entrar nesse ramo da confeitaria vegana? Qual a história que a levou a trabalhar com isso?

Luísa Mendonça: O interesse surgiu no ano de 2015, quando eu estava desempregada e já gostava de confeitar doces e cozinhar no meu dia a dia. Consegui um emprego em uma confeitaria vegana e fiquei até essa confeitaria fechar. Depois, minhas antigas chefs me deram vários equipamentos para continuar, e me incentivaram a seguir na área, pois viam que era o que eu amava fazer. E hoje estamos aqui, com a Conflor aberta e uma loja linda, apesar de tudo que vivemos esse ano, cada passo que tomamos e tudo que aconteceu foi importante para a nossa história e crescimento.

A1: Há algum confeiteiro ou um tutor que tenha te inspirado a entrar nesse ramo ?

Luísa: Sim, a Dona Regina, minha antiga chef que me ensinou sobre a confeitaria vegana.

A1: Em todo esse tempo produzindo doces, qual seria a sua receita favorita de fazer ?

Luísa: A torta Duca, de chocolate com amendoim. Eu amo essa torta. Ela foi feita por um acaso, estava fazendo testes e levei para uma feira sem nem experimentar. Aí antes de vender uma fatia, comi um pedaço, foi paixão à primeira mordida! Nem acreditava de tão boa que era. Ela é uma das mais vendidas no nosso cardápio.

Imagem de conteúdo da notícia "Especial Fim de Ano: Confeitaria Artística Natalina" #3
Toque para aumentar

A1: E qual foi a mais trabalhosa e desafiadora?

Luísa: Panetone sempre é uma sobremesa desafiadora e trabalhosa. Foi muito difícil chegar em uma receita perfeita e todo ano é desafiador, pois a sua fermentação depende de vários fatores.

A1: Quais são os principais desafios que um confeiteiro vegano, seja iniciante ou já experiente, pode enfrentar nesse ramo no Brasil?

Luísa: A confeitaria vegana ainda não é muito disseminada pelo Brasil, então às vezes temos dificuldade de encontrar alguns ingredientes para substituição que, normalmente, são fáceis de encontrar fora do país. Mas brasileiro sempre dá um jeitinho e consegue se destacar e criar coisas lindas e deliciosas.

A1:Como fazer da confeitaria vegana mais acessível para quem tem interesse em fazer em casa?

Luísa: Disseminando informações, pois hoje um leite condensado caseiro de castanhas, amendoim, nozes está mais barato do que o vendido no mercado pronto.

A1:Qual a receita que você mais costuma a fazer nessa época de final de ano?

Luísa: Panetone, com certeza!

A1: Teria alguma dica para nossos ouvintes de receitas veganas clássicas ou diferentes para o natal?

Luísa: O buche de Noel, que é uma sobremesa deliciosa e linda, pra sair um pouco do tradicional e para quem não abre mão do tradicional, pavê, que é uma sobremesa clássica de natal. A receita do pavê é super simples, ele é feito com leite de amendoim, biscoito maisena e uva verde, com uma camada de ganache por cima.

A1: Qual a tendência do momento de confeitaria vegana que você aposta para o natal de 2021?

Luísa: Esse ano além de lançar várias novidades no cardápio, nós decidimos fazer uma retrospectiva dos melhores doces, de alguns Natais que passaram e está fazendo muito sucesso! Fizemos também lindas latas com 3 sabores diferentes, para presentear, que são lindas.

Para mais informações sobre o trabalho incrível de Luísa Mendonça, acesse o website oficial de sua loja aqui. E também sua conta no Instagram com mais de 15 mil seguidores, clique aqui.

Mazinho

Antena 1:Quando surgiu o interesse de entrar nesse ramo da confeitaria? Qual a sua história por trás de todo o sucesso que tem feito no mundo da culinária?

Mazinho: Na verdade, eu sou apaixonado por cozinhar desde que eu me entendo por gente. Fiz meu primeiro bolo quando eu tinha 9 anos de idade. Era um bolo de toalha felpuda. Meu avô era confeiteiro e especialista em bolos de casamento, e infelizmente eu não tive a oportunidade de ver ele trabalhar. Eu nunca me imaginei na confeitaria, pois era como um hobbie, porém anos atrás, quando eu fui morar na Europa, eu vendia pão de mel. Eu produzia e uma pessoa vendia pra mim, e fez o maior sucesso. Quando retornei ao Brasil, minha mãe deu de presente uma batedeira muito boa, chamada como “a Ferrari das batedeiras” (batedeira KitchenAid), e depois disso me despertou a vontade de começar a confeitar bolos e vendê-los. E deu certo!

A1:Há algum confeiteiro ou um tutor que tenha te inspirado a entrar nesse ramo?

Mazinho: Verusca Walker, que é uma confeiteira brasileira que mora na Austrália e é maravilhosa!

A1: Em todo esse tempo produzindo diversas obras-primas da confeitaria, qual seria a sua favorita que tenha te dado mais orgulho?

Mazinho: A que eu tenho mais orgulho, e uma das mais trabalhosas, foi um vaso de Violetas que eu fiz para minha avó. Tem um valor super sentimental, pois ela sempre foi apaixonada por Violetas e eu fiz um bolo para ela no formato de um vasinho de Violeta todo comestível. Não foi tão trabalhoso, mas tem um valor sentimental gigantesco para mim!

A1: Quais são os principais desafios que um confeiteiro, seja iniciante ou já experiente, pode enfrentar nesse ramo no Brasil?

Mazinho: No Brasil, hoje em dia, tem muito concorrente, mas eu acho que a gente tem que se especializar em algo específico e sempre dar o nosso melhor, além de aproveitar as redes sociais. Usar a criatividade e estar sempre presente na internet. O segredo é nunca desistir!

A1: Qual a receita que mais te pedem para fazer no natal? Ou aquela que você mais costuma fazer nessa época de final de ano?

Mazinho: Panetone trufado e as rabanadas com certeza! Algo que eu costumo fazer na época de final de ano são as rabanadas, que as que eu faço são incríveis, são muito boas.

Imagem de conteúdo da notícia "Especial Fim de Ano: Confeitaria Artística Natalina" #4
Toque para aumentar

Receita Rabanada by Mazinho

1 panetone/chocotone/pão amanhecido

2 xícaras (chá) de leite

½ lata de leite condensado

3 ovos

½ xícara (chá) de óleo para fritar

½ xícara (chá) de açucar para polvilhar

canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de Preparo:

Corte o panetone em fatias médias. (Não pode ser fatias finas)

Em uma tigela, coloque o leite e o leite condensado misture bem e reserve.

Em outra tigela, bata os ovos com um garfo até ficar uma mistura homoge?nea.

Na tigela com o leite, banhe as fatias de panetone, escorra o excesso e na outra tigela com os ovos batidos, coloque os panetones banhados em uma peneira e escorra o excesso do leite e dos ovos.

Numa frigideira frite no óleo quente até ficar dourado.

Retire as rabanadas da fritura e deixe escorrer por uns 5 minutos.

Num prato fundo, misture o açucar e a canela.

Polvilhe as fatias com a mistura.

Obs. : Fac?a com o pão que quiser !

Dica para uma rabanada perfeita:

Use pão amanhecido (caso faça com pão de sal)

Mergulhe rápido no leite!

Deixe o óleo bem quente para fritar as rabanadas.

Frite de duas em duas.

Após fritar escorrer bem antes de polvilhar o açucar e a canela.

A1: Qual a tendência do momento de confeitaria que você aposta para o natal de 2021?

Mazinho: Eu aposto para o natal de 2021, em recheios e bolos mais ousados, porque cada vez mais as pessoas ousam na confeitaria e isso traz muito destaque!

Para mais informações sobre o trabalho incrível de Mazinho, acesse aqui. E também sua conta no Instagram com mais de 10 mil seguidores, clique aqui.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especial fim de ano …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.