Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especial fim de ano: receitas natalinas ao redor do mundo

Para ceia deste ano aventure-se em novos sabores

Placeholder - loading - iStock
iStock

Publicada em  

As festas já estão aí, e o que combina melhor com Natal do que as deliciosas comidas servidas especialmente para a ceia. Nada supera o momento de degustar aquele prato especial que as avós fazem somente na noite do dia 24, afinal essa é uma refeição ansiada por muitos de nós ao longo de todo ano.

No Brasil, temos uma seleção de alimentos tradicionais que compõe as mesas de muitas famílias ao redor do país, e alguns deles são essenciais para fazer da ceia um período mágico e repleto de conforto.

Ceia de Natal tradicional
Toque para aumentar

Pensando nisso, a Antena 1 decidiu trazer os principais quitutes servidos ao redor do mundo para você se deliciar e quem sabe inventar moda neste fim de ano.

Confira:

Itália

Conhecida por sua maravilhosa combinação de sabores, a culinária italiana é uma das mais famosas do mundo. Com uma diversidade de massas que acalentam nossos corações, essa cozinha é repleta de paixão e possui uma atmosfera extremamente familiar. Sendo assim, o prato típico dessa ceia não poderia ser nada mais nada menos do que macarrão, é claro.

O tortellini in brodo (conhecido por nós como capeletti) é indispensável para qualquer jantar de fim de ano. Comumente preparado no berço das massas caseiras, a região da Emilia Romagna, esse prato é feito com massa de ovos, recheada com carne (carne de porco moída e carne de vitelo), mortadela, presunto, ovos, queijo parmesão, noz-moscada e cozidos em caldo de galinha. Uma explosão de sabores que complementa os almoços do dia 25 de dezembro.

tortellini in brodo
Toque para aumentar

Agora, para a sobremesa não poderíamos deixar de lado o célebre Pandoro. Essa iguaria natalina é a representação das festas na Itália. Trata-se de um primo do nosso querido panettone, sem as frutas cristalizadas e uvas passas. Típico de Verona, é um bolo leve e amanteigado, servido com açúcar de confeiteiro polvilhado no topo. Feito em uma forma de estrela, o bolinho leva 20 horas para ficar pronto, mas é a essência do Natal, então vale a pena o preparo!

LEIA MAIS: Especial música italina: Conheça o single “Strani Amori” de Laura Pausini

Pandoro
Toque para aumentar

Inglaterra

Graças a grande interação com outros países e a importação de ingredientes provindos da América do Norte, China e Índia, essa é uma culinária conhecida por sua pluralidade. Por isso, a Grã-Bretanha conta com uma variedade de raízes gastronômicas, fazendo de seus pratos verdadeiras riquezas de sabor.

Como estrela da noite, os ingleses também optam pelo peru, porém o diferencial está nos ilustres acompanhamentos. O stuffing é feito de castanhas, cebolas, farelo de pão, manteiga e ervas. Ele pode ser servido tanto como recheio do peru, como também um delicioso acompanhamento, ao lado de batatas assadas e coberto pelo aveludado gravy (molho feito com caldo do peru) para fechar com chave de ouro. Uma refeição imperdível e muito suculenta.

Ceia da Grã-Bretanha
Toque para aumentar

Para finalizar essa maravilhosa noite, não pode faltar a sobremesa tradicional, um gracioso bolino feito de frutas secas, castanhas, manteiga, farinha, ovos, temperos e muito, álcool. O Christmas Pudding é um doce bem potente que desmancha na boca. Tradicionalmente embebido em uísque e flambado, ele provoca um lindo efeito visual na ceia natalina.

Christmas Pudding
Toque para aumentar

Índia

As delícias indianas são características por apresentar uma grande variedade de ervas, temperos e especiarias — o que torna todos os pratos muito especiais e riquíssimos em sabor. Ao nosso paladar ela pode ser exótica, porém é essa profusão de gostos que vem influenciando muitas cozinhas ao redor do mundo.

Na Índia é muito comum a celebração do Diwali (festival das luzes) que é uma festividade semelhante ao Natal, e nesse feriado também há uma fartura de alimentos. O arroz biryani é um típico prato da região de Hyderabad e é feito com carnes e especiarias. Algumas variações também levam batatas, nozes, frutas secas e água de rosas. Um primor absolutamente singular!

arroz biryani
Toque para aumentar

E para a sobremesa, adivinhem? Arroz de novo! O maravilhoso kheer se assemelha muito ao nosso arroz doce, porém com alguns toques especiais. Feito com arroz basmati, contém leite, açúcar e cardamomo. Com uma linda decoração de pistaches, amêndoas e pétalas de rosas, o prato pode ser comido quente ou frio, além de possuir inúmeras variações. É de uma elegância sem igual.

kheer
Toque para aumentar

Jamaica

Composta de um riquíssimo repertório culinário, a Jamaica se caracteriza por misturar culturas indígenas, africanas e inglesa. Os preparos são centenários, passados de geração a geração, de forma que até hoje fazem carnes de frango, porco e peixe que se ficam parecidas com o charque, utilizando um método que não gera fumaça.

Assim, uma carne bem saborosa é imprescindível para uma ceia de natal jamaicana. Para rechear as mesas das famílias o banquete conta com um curry de cabrito de dar água na boca, acompanhado do famoso arroz com gandules — uma típica ervilha caribenha com sabor de nozes.

curry de cabrito
Toque para aumentar

E para variar um pouco, vamos de drink para acompanhar essa extraordinária refeição. O Sorrel, feito à base de rum, é uma tradição natalina e grande favorita entre os jamaicanos. Com uma infusão de hibisco, canela em pau, anis estrelado, gengibre e laranja, a bebida apresenta uma combinação extraordinária de aromas e sabores. Um verdadeiro prazer ao paladar.

Sorrel
Toque para aumentar

Japão

Por ser um país formado por ilhas, o Japão é conhecido pelos seus maravilhosos peixes e frutos do mar. Com uma base bastante forte e tradicional, essa cozinha oriental tem o arroz como destaque acompanhado de prepares que levam deliciosos caldos de peixe, misso (pasta de soja), shoyu, wasabi, sake e muitas outras iguarias que tornam esse universo culinário único.

A carne foi introduzida na dieta dos japoneses apenas no século 19, e hoje é possível encontrar uma variedade de pratos com carne suína, bovina e de frango. Tanto é que no Natal é tradição comer frango frito norte-americano do KFC. Pois é, aquele que vem no balde e tudo! Isso veio de uma campanha feita em 1974 intitulada “Kentucky para o Natal”, e a coisa pegou tanto que depois de quase 50 anos os japoneses não podem passar um natal sem garantir seus baldes.

KFC de Natal
Toque para aumentar

Outra coisa que não pode faltar nesse banquete é o cremosíssimo bolo natalino. Trata-se de uma massa simples de pão de ló que leva muitos morangos e um divino creme de chantily no topo. Ele se popularizou após 2ª Guerra Mundial, período no qual os doces eram um verdadeiro luxo. É uma tradição até mais importante que o KFC, por isso os japoneses reservam suas sobremesas com muita antecedência.

bolo natalino
Toque para aumentar

Veja também:

Natal: Confira 5 séries para entrar no clima das festas

As 10+ Antena 1, 11 de dezembro

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especial fim de ano receitas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.