alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Especialista britânico indica plantas capazes de curar doenças

    As dicas são de Alys Fowler, autor de um livro sobre plantas medicinais.

    Placeholder - loading - news single img
    Alguns tipos de plantas amenizam sintomas de doenças (Foro: Tomáz Arthuzzi/SAÚDE é Vital)

    2436

    Publicada em  

    Alys Fowler, horticultor e ex-apresentador do programa Gardener's World, da BBC, e autor de um livro sobre plantas medicinais, escreveu uma coluna para o jornal britânico "The Guardian" explicando como aliviar algumas das doenças mais comuns de forma natural.

    É importante salientar que essas dicas são úteis, mas não dispensam a ida a um médico. Se o problema persistir e se agravar, é sempre melhor consultar um especialista da área da saúde.

    O autor ainda lembra que antes de usar qualquer planta para fins medicinais, é essencial identifica-la corretamente – principalmente se você a tirou diretamente da natureza. Em caso de dúvida, não a utilize, porque pode se tratar até de uma espécie venenosa.

    Dados os devidos avisos, vamos às dicas de Fowler:

    Cortes leves, arranhões e feridas superficiais

    O especialista recomenda fazer um emplastro de tanchagem (Plantago major) e tanchagem-menor (Plantago lanceolata), também conhecida como língua-de-ovelha, ervas rasteiras encontradas facilmente na região Sul do Brasil.

    Segundo um estudo publicado na revista científica "Advances in dermatology and allergology", esta planta tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na limpeza da pele.

    Contusões e dores musculares

    Fowler sugere um emplastro de Symphytum officinale, conhecida no Brasil como confrei ou consólida. Nativa da Europa, ela atualmente está presente em muitos lugares.

    O ideal é que se cubra a área machucada com papel filme, já que ela pode manchar a roupa.

    Problema de estômago e ressaca

    Nestes casos, nada melhor do que um chá de hortelã (Agatache rugosa) para remediar uma ressaca pós embriaguez. A erva é capaz de acalmar a dor de cabeça e melhorar o mal-estar no estômago.

    Chá de folhas de limão ou erva-cidreira (Melissa officinalis) também pode ser uma boa pedida nestas situações.

    Fowler explica que essas plantas ajudam a melhorar a sensação de náusea, indigestão e também relaxam o corpo. Mas as pessoas que sofrem de problemas na tireoide não devem consumir essas plantas regularmente, pois pode haver efeitos colaterais.

    Inchaço e indigestão

    "As sementes de erva-doce, cominho e endro são carminativas e ajudam na digestão", escreveu Fowler em sua coluna no "The Guardian".

    O especialista explica que é importante cobrir o chá para manter suas propriedades da planta intactas. De acordo com um folheto informativo do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, tanto o chá de erva-doce como o chá de camomila e hortelã-pimenta podem ajudar a combater também a flatulência.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. especialista britanico indica …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.