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    Especialista dá dicas de como dormir melhor

    Algumas mudanças de hábitos podem substituir os remédios.

    Por Letícia Furlan

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    Antes de tentar remédios, que devem ser usados em último caso, é indicado fazer uma “higiêne do sono” caso você sofra com insônia. Para fazer isso, basta evitar e cortar alguns hábitos que nos atrapalham na hora de dormir. 

    O excesso de exposição às telas (de tablets, celulares, computadores) pode prejudicar muito o sono em dois aspectos: a interatividade com o aparelho, que eleva o cortisol, deixando o cérebro em estado de alerta; e a própria luz do dispositivo, que atrapalha a liberação da melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal no escuro. As duas formas atrapalham a indução do sono.  

    A pesquisadora Monica Levy, do Instituto do Sono, explicou que, com novos hábitos dos dias de hoje, a liberação de melatonina também mudou. Com uma casa iluminada e repleta de aparelhos eletrônicos, a liberação do hormônio é atrasada. 

    Então, se você tem problemas na hora de pegar no sono, talvez valha tentar mudar alguns hábitos: evite café, apague as luzes da casa, evite telas antes de dormir, faça refeições leves à noite, não leve eletrônicos para a cama e não deixe o relógio ao lado da cama. 

    Caso nada dê certo, aí sim é preciso avaliar o que está atrapalhando. Remédios somente devem ser tomados se indicados por médicos. 

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