Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas alertam que o câncer de mama também afeta os homens

Devido à falta de informação e também ao preconceito, muitos deles descobrem a doença já em estágio avançado.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas alertam que o câncer de mama também afeta os homens"

Publicada em  

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Mastologia, o índice de diagnóstico de câncer de mama em homens é de um a cada 100 casos em mulheres. E, durante o 'Outubro Rosa', muitas campanhas tentam despertar também a atenção masculina para o tema, que geralmente tem maior engajamento feminino.

Especialistas alertam que o grande problema e principal desafio é fazer com que os homens acreditem na doença. “Por virem de uma cultura machista, ignoram essa informação. São poucos os homens que nos procuram para uma avaliação prévia para diagnosticar a doença”, explica o afirma o mastologista Marco Antônio Dugatto.

Apesar da doença ser mais comum entre as mulheres (a incidência é quase 100 vezes maior nelas do que em homens), é importante que eles deixem a vergonha de lado e procurem um mastologista caso seja percebido algum incômodo. Segundo Dugatto, quando os homens procuram ajuda, muitas vezes, a doença já está num estágio avançado.

Assim como nas mulheres, o câncer de mama nos homens tem mais chances de cura quando diagnosticado no início. “As principais causas da doença nos homens são as alterações hormonais e genéticas, excesso de álcool, ingestão de alimentos gordurosos e uso de anabolizantes ou hormônios”, explica o médico.

A doença tem maior incidência entre homens mais idosos, mas pode ocorrer em qualquer idade. O histórico de câncer na família deve ser considerado para iniciar a prevenção, ou atenção maior, já que na maioria dos casos a doença está em estágio avançado, o que pode levar ao insucesso do tratamento.

O tratamento se assemelha ao das mulheres, e pode iniciar por cirurgia e quimioterapia. Devido à escassez do tecido glandular, a opção cirúrgica em homens é a mastectomia com investigação de linfonodos (gânglios) na região das axilas.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas alertam que o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.