Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas da ONU enviam carta à Saudi Aramco expressando preocupação com mudanças climáticas

Placeholder - loading - Ilustração com o logo da Saudi Aramco 08/02/2022 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Ilustração com o logo da Saudi Aramco 08/02/2022 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - Especialistas da ONU enviaram uma carta à gigante petrolífera saudita Aramco dizendo que a expansão da produção de combustíveis fósseis e a exploração contínua ameaçam os direitos humanos, mostrou um documento publicado nesta sexta-feira.

A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. Ela já disse anteriormente que pretende atingir zero emissões líquidas de suas operações até 2050.

Dirigindo-se ao CEO da empresa, Amin Nasser, os quatro especialistas individuais e um grupo de trabalho expressaram a sua 'mais séria preocupação relativa aos impactos adversos nos direitos humanos causados por atividades como a exploração de combustíveis fósseis que contribuem para as alterações climáticas', referindo-se especificamente às atividades da empresa.

A carta, datada de 26 de junho, é um raro exemplo de especialistas que destacam o histórico de mudanças climáticas de uma empresa. O documento não detalha os efeitos sobre os direitos humanos, mas afirma que as atividades da Saudi Aramco têm impactos negativos no aproveitamento do direito a um ambiente saudável que os países da ONU reconheceram.

A carta também levanta preocupações de que as ações da Saudi Aramco possam contribuir para minar o Acordo de Paris de 2015 e a cooperação internacional “diante da ameaça existencial aos direitos humanos representada pelas mudanças climáticas”.

A carta não explica porque a Saudi Aramco, que bombeia milhões de barris por dia, é a destinatária da mensagem em vez de outras grandes empresas petrolíferas. No entanto, afirma que as empresas estatais deveriam ter uma “responsabilidade acrescida” para agir em conformidade com os padrões internacionais.

(Por Emma Farge, com reportagem adicional de Maha El Dahan em Dubai)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas da onu enviam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.