Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas dão dicas de como lidar com a ansiedade

Distúrbio afeta milhares de brasileiros

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas dão dicas de como lidar com a ansiedade"

Publicada em  


Pesquisadores ingleses divulgaram estratégias para lidar com a ansiedade, problema que afeta quase 14 milhões de pessoas somente no Brasil. As principais recomendações são tentar monitorar pensamentos; viver com o foco no presente; enxergar o lado positivo da vida; praticar atividades físicas e meditação.

Esse distúrbio pode influir em diversas esferas da vida, como no desempenho profissional, nos relacionamentos, e principalmente, no bem-estar físico e emocional do indivíduo.

Especialistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra relataram que há dois tipos de ansiedade: a normal e a patológica, que pode ser caracterizada por sensações frequentes de medo e inquietação. Quem possui transtorno de ansiedade, segundo os profissionais britânicos, sofre de uma preocupação excessiva e intensa relativa a cada detalhe da vida.

É possível desenvolver o cérebro para tentar amenizar essa aflição. É claro, que, existem casos sérios, em que é imprescindível buscar um terapeuta.

Para os cientistas britânicos, quem sofre do distúrbio, no geral, tem a mente tomada por pensamentos negativos que simplesmente surgem, ocupando um grande espaço. Uma forma de combater esse sintoma, é selecionar um momento do dia destinado à preocupação, nessa hora seria permitido por um determinado período se ocupar com o assunto.

Ainda de acordo com os especialistas, quando um pensamento não é alimentado com energia, ele murcha. Por isso, ao postergar essa tarefa, quando chegar no momento delimitado, a percepção sobre o tamanho do problema tende a ser modificada, o ser humano tende a enxergar a situação sob outra óptica e dimensão.

Realizar exercícios regularmente e meditar são hábitos que podem impactar positivamente na vida dos ansiosos. Pois, saúde mental e física caminham lado a lado. A pessoa que se exercita, além de ter mais energia, consegue reduzir os níveis de ansiedade.


Outro quesito que pode ajudar quem tem ansiedade, segundo os pesquisadores, é visualizar um sentido para a vida. Isso significa que possuir um propósito, diminui as chances de desenvolver esse tipo de distúrbio, mesmo diante de situações delicadas.

Nesse caso, os cientistas dizem que a criação desse propósito pode surgir quando o ser humano sente-se imprescindível para uma pessoa ou para uma atividade. Na vida, isso acontece, quando você faz um serviço voluntário, educa uma criança, ou até mesmo cuida de um animal de estimação.

Segundo os britânicos, de vez em quando, é bom dar um tempo a si mesmo, colocando o foco em outra coisa, ou pessoa.


Existem algumas situações do cotidiano que conseguem minar energias positivas, como o trânsito. Por isso, os pesquisadores recomendam, que nesses momentos, a pessoa deve tentar mudar o foco, espantando os pensamentos negativos, olhando quesitos que possam dar prazer. Por exemplo, o indivíduo pode colocar uma música, transformando, assim, os ânimos.

Outra dica, quando a mente for tomada por pensamentos ruins, é se ater a respiração.

Manter a cabeça no presente é outra indicação feita pelos estudiosos. Pois, quando alguém fica remoendo uma situação do passado, ou somente com a mente voltada ao futuro, a ansiedade pode ser demasiadamente aflorada.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas dao dicas de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.