Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas descobriram alimentos que previnem o câncer de estômago

Entre eles, está a curcumina, que vem da raiz da cúrcuma.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas descobriram alimentos que previnem o câncer de estômago"

Publicada em  

Um estudo feito por pesquisadores das Universidades Federal de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA) descobriu que a curcumina pode ajudar a prevenir ou combater o câncer de estômago. Usada como corante de alimentos, a substância é encontrada no pó extraído da cúrcuma ou açafrão-da-índia.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores fizeram uma grande revisão na literatura científica de todos os nutrientes ou compostos bioativos capazes de prevenir ou tratar o câncer gástrico. A curcumina estava entre eles.

Segundo Danielle Queiroz Calcagno, professora da UFPA, compostos como colecalciferol, resveratrol e quercetina podem proteger contra o câncer de estômago porque regulam a atividade de proteínas conhecidas como histonas.

Modificações de histonas após sua tradução provocam alterações na expressão de genes sem causar mudanças na sequência de DNA. São as chamadas variações epigenéticas, que influenciam o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Além da curcumina, outros compostos com papel relevante na modulação de atividade das histonas revelados pelo estudo foram o colecalciferol, o resveratrol (encontrado principalmente nas sementes de uvas e no vinho tinto) e a quercetina (encontrada em maçãs, brócolis e cebolas). Completam a lista o garcinol, isolado de cascas de kokum (Garcinia indica), e o butirato de sódio, gerado pela fermentação de fibras alimentares por microrganismos da flora intestinal.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. especialistas descobriram …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.