Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas do exterior apontam os principais benefícios de sorrir

O costume pode surtir efeitos bons para a saúde física e mental

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas do exterior apontam os principais benefícios de sorrir"

Publicada em  

De acordo com publicação do jornal colombiano ''El Tiempo’’, poucas coisas podem afetar tão positivamente o organismo e a mente humana do que uma boa risada, e é claro o bom humor.

No caso do sorriso, ele aumenta aspectos inerentes aos relacionamentos, melhora as relações, influi na segurança pessoal e atrai coisas boas, afinal, quando alguém está feliz e de bom humor, tudo tende a tomar um rumo diferente, de acordo com especialistas do exterior. E você concorda com essa máxima?


Segundo o neurologista, Gustavo Castro, o organismo de uma pessoa que ri libera endorfinas, substâncias produzidas pelo sistema nervoso, capazes de gerar bem-estar, aliviar a ansiedade, manter elásticas as artérias e acalmar a dor, entre outras coisas boas.

Aliás, de acordo com estudo da Universidade de Oxford, rir estimula o sistema de defesas do corpo.

Outros benefícios apontados por Castro são: ao rir, mais de 400 músculos operam, aumenta a capacidade pulmonar, oxigena os tecidos, reduz a pressão sanguínea, libera adrenalina e melhora a autoestima.

Inclusive, no hospital ‘Michigan Head Pain and Neurological Institute’, nos Estados Unidos, há ''aulas do riso’’ oferecidas aos pacientes hospitalizados, ao ter ciência dos ensinamentos, isso repercutiu na redução significativa do tempo de internação e houve uma menor necessidade da ingestão de certas medicações, como analgésicos.

Quer saber mais motivos, que vão te fazer rir mais? Confira 8 razões:

1. Diminui o estresse: eleva as endorfinas e o cortisol (hormônio do estresse) é reduzido de modo significativo. Dá para notar isso por meio de sensações de placidez e de maior capacidade para enfrentar angústias.


2. Favorece a oxigenação:rir promove a ventilação pulmonar e, com isso, a troca de gases nas células por oxigenação.


3. Regula a frequência cardíaca: ao motivar a contração muscular e a oxigenação, modula favoravelmente o ritmo do coração.

4. Rejuvenesce: a oxigenação, a tonificação muscular e a diminuição do estresse retardam o envelhecimento e melhoram, sim, a aparência física.


5. Terá sono com boa qualidade: a diminuição do estresse mais o relaxamento muscular culminam na estabilização dos ciclos do sono, tornando-o reparador.


6. Analgesia: a dor crônica perde força diante do poder das endorfinas e da dopamina liberadas por uma boa gargalhada.


7. Impacta positivamente na digestão: ao rir, o diafragma produz uma espécie de massagem interna, facilitando a digestão e atenuando a constipação.

8. Relaxa os músculos: é óbvio que após as contrações involuntárias produzidas pela risada, as fibras musculares entram em um período de relaxamento, melhora a postura e ajuda até mesmo na queima de calorias.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas do exterior …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.