Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas falam sobre como adicionar mais vegetais na dieta

Consumir salgadinhos de vegetais vale a pena?

Placeholder - loading - Chips de vegetais (Foto: Sandra Rösch/Getty Images/Time)
Chips de vegetais (Foto: Sandra Rösch/Getty Images/Time)

Publicada em  

Se você está tentando colocar mais verduras na sua dieta trocar as batatas fritas normais por salgadinhos de legumes pode parecer uma substituição saudável. Mas especialistas em nutrição dizem que alguns desses petiscos aparentemente são apenas junk food disfarçados.

Segundo Liz Weinandy, nutricionista do Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio, este tipo de alimento tem quantidades muito pequenas de vegetais de fato e são fritos, por isso não contribuem para a saúde geral.

Para Caroline Meehan, nutricionista da Universidade de Maryland Medical Center, este tipo de produto chama a atenção devido à maneira como são embalados ou promovidos, como se fossem de fato nutritivos e equivalente ao alimento in natura.

Muitas embalagens trazem fotos de vegetais inteiros e sugerem que o produto seja sem conservantes e com sabores naturais. Embora isso seja uma coisa boa, muitas batatas fritas tradicionais e outros salgadinhos podem fazer alegações semelhantes. E todas essas sugestões visuais e textuais, combinadas com a palavra “vegetariano”, podem levar os consumidores a pensar que estes produtos sejam totalmente saudáveis. “Mas eles não são”, diz Weinandy.

Uma pesquisa já relacionou o consumo de acrilamida - um composto orgânico que se forma quando batatas e outros alimentos ricos em amido são fritos - a um risco elevado de doenças cardíacas e mortalidade.

Mas, e quanto àqueles feitos com verduras e legumes, e não com fécula de batata?

Algumas marcas produzem variedades de chips feitos com mandioca, mandioquinha, batata-doce e outros vegetais de batata não branca. "Eu ainda não faria o argumento de que este é um alimento saudável", diz Dana Hunnes, nutricionista e professora adjunta da UCLA Fielding School of Public Health. "A verdadeira saúde viria de comer o vegetal ou a raiz em uma forma mais natural, como ferver, refogar ou assar."

Mas para alguém que vai comer batatas fritas de um jeito ou de outro, ignorar batatas fritas regulares em favor de produtos como os chips citados acima poderia fornecer um pouco mais de fibra e um pouco menos de sódio, diz ela.

"Procure por chips de vegetais que tenham o produto vegetal como o primeiro ou segundo ingredientes da lista", aconselha Meehan. Ela também recomenda comprar um lanche que tenha menos de 200 mg de sódio por porção e pelo menos alguns gramas de fibra.

Weinandy entende que algumas pessoas não gostam de vegetais, ou que tentar fazer as crianças comerem vegetais pode ser uma tarefa difícil. Para essas pessoas, ela recomenda misturar folhas verdes em vitaminas ou adicionar legumes picados a massa de panqueca ou tortas. São maneiras criativas e saborosas de adicionar mais desses alimentos saudáveis ??em sua dieta, diz ela. Os chips vegetarianos não são a resposta. "Eles podem ter um pouco mais de nutrição", diz ela, "mas os aspectos negativos ainda superam os positivos".

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. especialistas falam sobre …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.