Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas falam sobre tremores e quando buscar ajuda médica

Nem sempre eles estão relacionados ao Parkinson.

Placeholder - loading - Mão de pessoa idosa (Foto: Shutterstock)
Mão de pessoa idosa (Foto: Shutterstock)

Publicada em  

Muitas pessoas associam tremores ao Parkinson, mas a verdade é que há diversos motivos para a falta de precisão nos movimentos das mãos. Entre os diversos fatores, estão o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Mas somente um médico pode avaliar sua causa.

“O tremor é um sintoma de várias condições neurológicas. Um dos sintomas mais proeminentes da doença de Parkinson é o tremor. Nesse sentido, uma pessoa mais idosa que tem tremor pode ter Parkinson. Mas, na verdade, essa pessoa tem que ser avaliada, examinada, para que a causa do tremor seja estabelecida”, explica o neurologista, Luís Caboclo.

Este assunto ficou em voga quando a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, de 64 anos, sofreu episódios de tremores em cerimônias oficiais. O governo alemão disse que a causa foi desidratação e Merkel já disse que está tudo bem.

“Quando atendemos um paciente com tremor, temos que ter a noção de em que momento o tremor acontece, se é o tempo todo, e especialmente se o tremor acontece numa situação de relaxamento, quando o membro está totalmente relaxado ou ao contrário, quando a gente vai fazer um movimento, é que a gente vai ter o tremor. As causas serão diferentes conforme a situação”, explica o geriatra e cardiologista Roberto Dischinger Miranda.

Especialistas afirmam que não há um exame especifico para diagnosticar o tremor. Deve-se identificar o tipo do tremor e as outras manifestações que caminham junto com ele.

"A pessoa deve procurar [um médico] sempre que o tremor trouxer um prejuízo pra ela, como a dificuldade para escrever, tomar uma xícara de café, ela deve procurar um médico. E, claro, se junto com o tremor tiver outros sintomas associados, como dificuldade para andar, deve procurar um médico para saber o que está acontecendo", alerta o Caboclo.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas falam sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.