alexametrics
Conectando

    Esquecimento pode ser benéfico para o cérebro e para a tomada de decisões, aponta estudo

    Segundo estudo canadense, Esquecimentos podem ser importantes para funcionamento cerebral e para a manutenção da memória

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo estudo canadense, esquecimentos podem ser importantes para funcionamento do cérebro e para a manutenção da memória. A pesquisa ainda afirma que a função da memória é otimizar o processo de decisão.

    Os cientistas dizem que "deletar" informações irrelevantes ajuda o cérebro a se concentrar em aspectos que podem impactar na tomada de decisões no cotidiano.

    Os responsáveis pelo trabalho colocam que há muitas informações referentes a neurobiologia associadas à memória. Esses estudos focam nos mecanismos celulares de armazenamento de informações pelo cérebro. Já em relação aos mecanismos responsáveis pelo processo de esquecimento, não há tanto material disponível.


    Em algumas vezes o esquecimento é atrelado a uma falha no armazenamento e acionamento de informações pelo cérebro.
    Os participantes deste estudo, encontraram bastante evidências relativas a existência de mecanismos que promovem a perda de memória e que são diferentes dos que estão envolvidos no armazenamento de informações.


    Experimentos do mesmo grupo de pesquisadores constataram que o crescimento de novos neurônios  na estrutura cerebral considerada a principal sede da memória, pelo o que tudo indica, propicia o esquecimento. Em jovens, essa é a parte do cérebro que gera mais células. Isso pode ajudar a explicar o porquê adultos, geralmente, não se lembram de acontecimentos que se passaram em eventos ocorridos antes dos 4 anos de idade.


    Os pesquisadores usaram como referência, também, um estudo anterior feito com roedores que foram colocados em labirintos, e não tiveram tanta dificuldade para encontrar saídas diferentes quando foram induzidos através de medicação a não se lembrar do local onde era a saída anterior.


    Os cientistas apontam que se o seu cérebro está repleto de memórias conflitantes, isso torna o processo de decir algo conscientemente impossível.


    Outro motivo está associado a um conceito usado em projetos de inteligência artificial, que tenta fazer com que computadores aprendam a generalizar com base em grande quantidade de dados. Para essa realização, é imprescindível esquecer pormenores, assim, se torna  possível  priorizar a informação, de fato, útil na tomada de decisões.

     

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.