Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Estado da Índia registra número de mortes por Covid-19 muito maior e indica subnotificação nacional

    Placeholder - loading - Profissonais de saúde em trajes de proteção colocam corpo de pessoa que morreu de Covid-19 em ambulância em Nova Délhi 10/06/2021 REUTERS/Danish Siddiqui
    Profissonais de saúde em trajes de proteção colocam corpo de pessoa que morreu de Covid-19 em ambulância em Nova Délhi 10/06/2021 REUTERS/Danish Siddiqui

    Publicada em  

    Por Manas Mishra e Neha Arora

    BENGALURU/NOVA DÉLHI (Reuters) - Um Estado da Índia registrou um número de mortes de Covid-19 muito maior do que o inicialmente apontado após a descoberta de milhares de casos não relatados, dando credibilidade à suspeita de que o número total de óbitos do país seja consideravelmente maior do que a cifra oficial.

    Os hospitais indianos ficaram sem leitos e oxigênio durante uma segunda onda devastadora do coronavírus em abril e maio, e pessoas morreram em estacionamentos de hospitais e em casa.

    Muitas destas mortes não foram registradas em contagens da Covid-19, disseram médicos e especialistas de saúde.

    A Índia tem a segunda maior quantidade de infecções de Covid-19 do mundo, só ficando atrás dos Estados Unidos, acumulando 29,2 milhões de casos e 359.676 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

    Mas a descoberta de vários milhares de casos não relatados no Estado de Bihar aumentou a suspeita de que muito mais vítimas do coronavírus não tenham sido incluídas em cifras oficiais.

    O departamento de saúde de Bihar, um dos Estados mais pobres da Índia, revisou seu número total de mortes relatadas de Covid-19 de cerca de 5.424 para mais de 9.429 na quarta-feira.

    As fatalidades recém-relatadas aconteceram no mês passado, e autoridades estaduais estão investigando o lapso, disse uma autoridade de saúde distrital, culpando hospitais particulares pelo descuido.

    'Estas mortes ocorreram 15 dias atrás e só foram registradas agora no portal do governo. Ações serão adotadas contra alguns dos hospitais particulares', disse o funcionário, que não quis se identificar por não estar autorizado a falar com a mídia.

    Especialistas de saúde dizem acreditar que tanto as infecções quanto as mortes de Covid-19 estão sendo consideravelmente subestimadas em todo o país, em parte porque as instalações de exames são raras em áreas rurais, onde dois terços dos indianos moram, e os hospitais são poucos e distantes uns dos outros.

    Muitas pessoas adoecem e morrem em casa sem fazer exames de coronavírus.

    Como muitos crematórios têm dificuldade de lidar com a onda de mortes dos últimos dois meses, muitas famílias depositam corpos no Rio Ganges sagrado ou as enterram em covas rasas em suas margens.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. estado da india registra …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.