alexametrics
Conectando

    Estudo aponta benefícios de exercícios físicos para crianças

    Pequenos não sedentários apresentaram melhor função pulmonar na vida adulta. Além disso, ficaram menos suscetíveis à enfermidades respiratórias

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo estudo internacional, praticar atividade física na infância pode ser muito benéfico. Com isso, é possível ter a função pulmonar fortalecida na vida adulta e ficar menos suscetível a doenças respiratórias crônicas, isso inclui a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).


    Equipe liderada por especialista em respiração da Universidade da Nova Zelândia acompanhou mais de 2 mil pessoas por mais de duas décadas, desde crianças. Com isso, foram feitas as descobertas.

    Houve dois grupos de estudo um na Dinamarca e outro na Nova Zelândia. Os pesquisadores avaliaram a aptidão física e a função pulmonar durante distintas fases da vida dos voluntários, assim, foi possível estudar quesitos voltados à saúde e ao bem-estar.

    Aqueles que não eram sedentários apresentaram melhor função pulmonar e, quanto mais essa aptidão era aprimorada quando criança, maior se tornou a capacidade dos pulmões na fase adulta.


    Ainda não se sabe ao certo o motivo dessa relação: da condição física com a função pulmonar. Uma explicação pertinente apontada pelo estudo é que pessoas aptas têm melhor força muscular respiratória e outras forças musculares.


    Uma outra explicação é que a inspiração e a expiração forte e regular ao longo da realização de exercícios pode ajudar a reforçar os músculos respiratórios. A boa condição física, também, foi ligada ao baixo risco de asma e para doenças do coração.

    A pesquisa ainda está em andamento. Mas, já evidenciou inúmeros benefícios de se praticar atividades físicas, podendo ser algo vantajoso para diversos aspectos da saúde, inclusive, para os pulmões.

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.