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    Estudo aponta quais exercícios queimam mais calorias

    O ideal é que a prática seja feita por um período considerável, de forma regular e intensa

    Por Larissa Valença

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    Segundo reportagem publicada na renomada revista americana Time, cientistas que focam nos exercícios têm estudado a quantidade de energia gasta pelas pessoas ao praticar diferentes tipos de atividade física e eles determinaram quais treinos são melhores quando o intuito é queimar calorias.

    Os indivíduos devem ter em mente que quanto mais músculos forem envolvidos na hora de se exercitar mais favorável é... E, há, também, um modo específico de realizar o exercício: tem que ser feito com mais força e por um período mais longo, segundo Dr. Tim Church, um pesquisador e professor de medicina preventiva da Universidade do Estado da Louisiana.Então a recomendação é, para maximizar  a quantidade de calorias que serão queimadas, se exercitar focando nos músculos inferiores e superiores do corpo e em uma performance de alta intensidade.

    É normal pensar no CrossFit ou no método de treino Tabata que podem ser boas alternativas.Um estudo mostrou que um treino de CrossFit chamado “Cindy” — pode ajudar a queimar uma média de 13 calorias por minuto, sendo que o treino dura cerca de 20 minutos, então no total são queimadas uma média de 260 calorias.

    Porém, segundo John Porcari, autor do método Tabata e professor universitário de exercícios e esportes, a queima de calorias por minutos não é sempre a melhor maneira de avaliar as demandas energéticas de um treino. Outros fatores, também, devem ser levados em consideração, como o tempo total do treino e a disposição da pessoa para realizar tal plano. Então, resumindo, o treino Intervalado de Alta Intensidade  ( HIIT- high-intensity interval training), de acordo com os profissionais gabaritados do exterior, é, sim a melhor opção. Mas, isso vai depender do quão confortável a pessoa se sente ao fazer tal treinamento, há quem não se sinta capaz e fique desconfortável . Nesse caso, o ideal é procurar outro tipo de exercício mais adequado ao seu perfil.

    Para Porcari, o mais justo caminho para avaliar as demandas energéticas de um exercício é pedir para as pessoas realizarem as atividades em um ritmo que elas se sintam confortáveis. E em se tratando de vigoras atividades, o exercício que queima caloria e que, no geral, os indivíduos mais se sentem confortáveis, e é feito por um longo período, é correr. “Ao olhar para a literatura, a corrida tende a queimar mais calorias do que outras modalidades", coloca o especialista.

    No geral, o ideal é fazer aquilo que o indivíduo se sinta capaz de dedicar o seu tempo e manter certa intensidade.

    A pessoa pode encontrar formas de fazer as atividades que maximizem a queima de caloria por minuto. Porém, o indicado é se sentir bem e manter certa regularidade na prática.

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