Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo holandês comprova duração da vacina fracionada para a febre amarela

Pesquisadores acompanharam durante dez anos pacientes que tomaram o imunizante.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo holandês comprova duração da vacina fracionada para a febre amarela"

Publicada em  

Segundo estudo da University Medical Center em Leiden, na Holanda, a dose fracionada da vacina da febre amarela oferece uma proteção de 10 anos. Publicada na revista científica “Annals of Internal Medicine”, ela sana os questionamentos de muitos brasileiros que, devido ao surto da doença, tomaram a dose fragmentada do imunizante.

A febre amarela é uma doença viral, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes em sua versão silvestre presente no Brasil. Em dezembro, começa a fase de maior risco da infecção e a vacina é recomendada para todos os estados desse março deste ano.

Para atender a todos, já que houve um aumento significativo de casos, o Ministério da Saúde passou a oferecer doses fracionadas do imunizante, com 0,1 ml cada – uma vacina padrão tem 0,5 ml. Assim a versão reduzida da vacina consegue proteger cinco pessoas com mesma quantidade de uma dose única. A diferença está na durabilidade do efeito.

A dose padrão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), precisa ser aplicada apenas uma vez e é eficaz durante toda a vida. Os cientistas não apresentaram um consenso, no entanto, com relação à duração da fracionada.

Foi por isso que os pesquisadores holandeses acompanharam um grupo de pacientes que receberam as doses fracionadas por 10 anos. Eles encontraram um resultado de 97% de imunização nessas pessoas. De acordo com os autores, esse é o primeiro estudo que documenta a proteção a longo prazo dessa versão do imunizante.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo holandes comprova …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.