alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Estudo identifica como a má alimentação influencia na depressão e ansiedade

    Pesquisadores apresentaram uma explicação para a relação entre a fome e o mau humor.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo pesquisadores, uma queda súbita nos níveis de glicose no sangue pode afetar o humor de forma prolongada – por isso que algumas pessoas ficam agressivas quando estão com fome.

    O estudo, publicado na revista Psychopharmacologymostrou que o estresse está associado também a fatores metabólicos, e não apenas psicológicos. A análise foi feita por meio da observação comportamental de roedores com hipoglicemia induzida e revelou que o controle nutricional deve ser levado em consideração ao prescrever tratamentos para distúrbios psicológicos (depressão e ansiedade).

    Para chegar à conclusão, os pesquisadores injetaram bloqueadores de metabolismo da glicose em camundongos, induzindo uma queda dos níveis da substância. Estes foram comparados a animais que receberam uma injeção de água. Os primeiros pareciam mais estressados e também mais lentos.

    Exames de sangue feitos depois que os camundongos experimentaram a hipoglicemia mostraram que os níveis de corticosterona, hormônio da classe dos glicocorticoides relacionado à resposta ao estresse, estavam mais altos. Isso indica que estresse e humor depressivo são respostas fisiológicas aos baixos níveis de glicose no sangue, que pode ser induzido pela fome. 

    Thomas Horman, principal autor do estudo, diz que as descobertas podem influenciar no tratamento da ansiedade e depressão, já que os fatores que levam alguém a desenvolver essas doenças variam – e a alimentação pode ser um deles.

    Com base nos resultados da pesquisa, especialistas acreditam que novos hábitos alimentares podem ser associados ao tratamento para aumentar sua eficiência. Além disso, a equipe pretende determinar se episódios constantes de hipoglicemia, provocados, muitas vezes, por pular refeições, podem se tornar fator de risco para comportamentos semelhantes à depressão.  

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. estudo identifica como a ma …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.