Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo israelense constatou que filhos de mães com depressão têm o sistema imunológico afetado

Constatados os sintomas de depressão, é importante procurar um profissional para trata-la.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo israelense constatou que filhos de mães com depressão têm o sistema imunológico afetado"

Publicada em  

A depressão de uma mãe pode ter efeitos a longo prazo no sistema imunológico e na saúde psicológica de seu filho.

Pesquisadores israelenses acompanharam 125 bebês desde o nascimento até 10 anos. Cerca de 43 por cento das mães tinham diagnóstico de depressão, e o restante constituía um grupo de controle.

Os pesquisadores testaram a saliva de crianças e mães para o cortisol (hormônio do estresse), bem como para um anticorpo chamado imunoglobulina A secretora, ou SIgA, cujos altos níveis indicam ativação do sistema imunológico. Eles também visitaram as famílias para avaliar a saúde emocional da mãe e observar problemas comportamentais em crianças.

Os filhos das mães deprimidas tinham níveis mais elevados de SIgA, tendiam a ser mais retraídos e tinham taxas mais elevadas de sintomas psiquiátricos.

A autora Ruth Feldman, professora de neurociência do desenvolvimento no Centro Interdisciplinar Herzliya, disse que a depressão materna pode afetar a criança de várias maneiras. "As crianças expostas à depressão maior materna respondem como aqueles sob estresse crônico", disse ela. A depressão também aumenta o estresse materno, que afeta diretamente a criança. E comportamentos insensíveis de uma mãe podem aumentar a exclusão social do pequeno, o que aumenta o risco de transtornos psiquiátricos.

Em comparação com os controles, as mães deprimidas apresentavam níveis mais altos de cortisol e SIgA e tendiam a exibir comportamentos mais intrusivos e insensíveis em relação aos filhos.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo israelense constatou …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.