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    Estudo mostra que plano personalizado pode diminuir declínio cognitivo em pessoas com Alzheimer

    Mudanças no estilo de vida podem ser bastante eficazes.

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    Idosos caminhando (Foto: Pixabay)

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    Um novo estudo constatou que intervenções personalizadas no estilo de vida não apenas interromperam o declínio cognitivo das pessoas em risco para a doença de Alzheimer, mas também aumentaram suas habilidades de memória e pensamento em 18 meses. As informações são da rede norte-americana CNN.

    Leia também: Especialista diz que cura pra Alzheimer já foi encontrada.

    "Nossos dados realmente mostram melhora cognitiva", disse o neurologista Richard Isaacson, fundador da Clínica de Prevenção de Alzheimer do New York-Presbyterian e Weill Cornell Medical Center.

    "Este é o primeiro estudo em uma clínica do mundo real, mostrando que o gerenciamento clínico individualizado pode melhorar a função cognitiva e também reduzir o risco de Alzheimer e cardiovascular", disse Isaacson.

    O estudo foi publicado na revista Alzheimer's and Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association.

    "Precisamos mais desse tipo de ensaio clínico", disse Rudy Tanzi, professor de neurologia de Harvard, que é codiretor do Centro de Saúde Cerebral Henry e Allison McCance do Massachusetts General Hospital em Boston.

    "Passamos muito tempo esperando testes de drogas, mas realmente há muito que podemos fazer para manter a saúde do cérebro com nosso estilo de vida", disse Tanzi, que não participou do estudo.

    "Mas é difícil convencer o público a fazer isso, na ausência de ensaios clínicos, para nos dizer que sono, dieta e exercícios e meditação são importantes", disse ele. "A maneira como este estudo foi projetado e realizado é um ótimo guia para o futuro."

    Reduzir o risco é fundamental

    A doença de Alzheimer começa no cérebro cerca de 20 a 30 anos antes do surgimento dos sintomas. Estima-se que 47 milhões de americanos estejam atualmente vivendo com esse tipo de Alzheimer pré-clínico. Mas existe nenhum tipo de medicamento para ajudá-los.

    Alguns podem estar experimentando sinais sutis de perda cognitiva; outros ainda não percebem sinal algum do crescimento das placas e emaranhados devastadores destinados a roubar suas memórias.

    Há evidências crescentes de que certas mudanças no estilo de vida, como dieta, exercício e treinamento cerebral, podem retardar seu declínio mental, possivelmente até mesmo protegê-las do desenvolvimento de demência total.

    Mas essa é uma receita que serve para todos? Ou cada um de nós precisa de um plano de ação exclusivo, adaptado aos nossos fatores de risco específicos?

    Desde 2013, os clientes da Clínica de Prevenção de Alzheimer passam por baterias de testes físicos e mentais. A ressonância magnética é realizada para verificar se há sinais precoces de acúmulo de placa amiloide. Problemas médicos atuais e passados, genética, histórico familiar, padrões nutricionais, hábitos de exercício, níveis de estresse e padrões de sono estão documentados.

    Eles também são questionados se desejam participar de um estudo.

    "Nosso estudo foi desenvolvido para analisar os efeitos da intervenção no estilo de vida na função cognitiva", disse Isaacson. "A função cognitiva diminui? Permanece a mesma ou poderia melhorar?"

    Isaacson e sua equipe conseguiram matricular 154 pacientes entre 25 e 86 anos, todos com histórico de Alzheimer em suas famílias. A maioria ainda não experimentava perda de memória, mas mostrou um desempenho preocupante nos testes cognitivos.

    Um pequeno grupo de 35 foi diagnosticado com comprometimento cognitivo leve (MCI, na sigla em inglês). A Alzheimer's Association define MCI como "mudanças cognitivas sérias o suficiente para serem notadas pela pessoa afetada e pelos familiares e amigos, mas não afetam a capacidade do indivíduo de realizar atividades diárias".

    Com base nesses resultados, cada pessoa recebeu um plano de prescrição personalizado. Das quase 50 intervenções baseadas em evidências, em média, cada pessoa recebeu 21 comportamentos de estilo de vida para implementar.

    "Atividade física e nutrição foram de longe as duas coisas mais importantes da lista, mas também foram personalizadas para cada indivíduo", disse Isaacson.

    O programa analisou a ingestão de álcool, laticínios, minerais e vitaminas, dicas de higiene do sono, educação para aprender algo novo, ouvir música, meditação, atenção e muito mais.

    Os resultados foram esperançosos

    Isaacson descobriu que pessoas com comprometimento cognitivo leve diagnosticado que seguiram 60%, ou em média mais de 12 das 21 mudanças de comportamento, tiveram melhores habilidades de memória e pensamento 18 meses depois.

    Aqueles com MCI que fizeram menos de 60% dos comportamentos personalizados não apresentaram melhora. Pelo contrário: eles continuaram a declinar.

    O segundo grupo de pacientes com risco genético, mas sem sinais clínicos atuais de demência, chamado grupo de prevenção, conseguiu um impulso cognitivo igualmente impressionante. Não parecia importar se eles seguiam menos de 60% das recomendações.

    Isaacson lembra, no entanto, que o estudo não foi projetado para prevenir a doença de Alzheimer, apenas para verificar se as mudanças no estilo de vida afetaram a função cognitiva.

    "Precisamos de mais pesquisas, precisamos de mais clínicas e mais médicos para fazer isso", disse ele. "Mas acho que esse modelo é um roteiro para médicos e pacientes trabalharem juntos para melhorar a saúde do cérebro".

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