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    Estudo mostra que sobremesa às vezes pode trazer benefícios à dieta

    Mas, claro, deve haver moderação.

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    O excesso de doce tem sido associado ao ganho de peso e doenças crônicas que vão desde diabetes tipo 2 ao câncer. Muitas sobremesas também têm uma abundância de gorduras saturadas, que potencialmente prejudicam o coração, além de muitas calorias vazias.

    Mas alguns estudos sugerem que comer uma sobremesa de vez em quando pode realmente ser uma ferramenta útil para uma alimentação mais saudável, quando usada estrategicamente.

    Acontece que escolher a sobremesa primeiro – em vez de depois de uma refeição, como a maioria de nós faz – está ligado a comer menos no geral. Em um estudo recente publicado no Journal of Experimental Psychology: Applied, as pessoas sempre escolheram refeições mais saudáveis e consumiram menos calorias quando escolheram uma sobremesa no início de sua refeição. Eles nem precisaram comer o doce primeiro: só de saber que eles haviam escolhido, foi o suficiente para provocar uma mudança.

    "Se escolhermos algo saudável primeiro, então isso nos dá uma licença para escolher algo maior depois", diz Martin Reimann, professor assistente de marketing e ciência cognitiva da Universidade do Arizona e co-autor do estudo.

    O estudo não é o primeiro a sugerir que o momento da sua sobremesa é importante, tanto fisiológica como psicologicamente. Alguns especialistas recomendam consumir uma sobremesa depois de um treino, já que o corpo precisa de açúcar para se recuperar de atividades intensas e pode, assim, usar melhor as guloseimas. Alimentos que combinam açúcares simples e proteínas ajudam na recuperação.

    Um doce estrategicamente consumido pode até mudar seus hábitos alimentares gerais, sugere a pesquisa. Um estudo de 2012 descobriu que pessoas com obesidade que seguiam um plano de dieta que incluía sobremesas como chocolate, biscoitos ou donuts com café da manhã, tiveram menos desejos de junk food do que pessoas que comeram uma refeição matinal de baixo teor calórico e baixo teor de carboidratos. Os autores do estudo sugerem que este tipo de sobremesa pode ajudar na perda de peso e no gerenciamento ao longo do tempo.

    Mas, claro, para isso deve haver moderação. Felicia Stoler, nutricionista registrada em Nova Jersey, concorda que a sobremesa pode estar no cardápio às vezes, mas ela adverte que ela deve ser compensada com alimentos mais saudáveis nas outras refeições.

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