Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo revela cinco profissões que podem ser extintas

Isso deve ocorrer devido à robotização e à inteligência artificial.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo revela cinco profissões que podem ser extintas"

Publicada em  

Pesquisadores do Instituto Sapiens revelaram que cinco profissões correm risco de extinção. Mais de dois milhões de pessoas “têm uma forte probabilidade de ver seus empregos desaparecem nos próximos anos”, diz o estudo feito pelos especialistas.

Profissionais da área de contabilidade, caixas de lojas e supermercados, funcionários de bancos e seguradoras, secretárias e agentes de manutenção verão de perto as transformações ligadas à robotização e à inteligência artificial.

O instituto se baseou na DARES, um serviço de estudos estatísticos do ministério do Trabalho da França e concluiu, por exemplo, que empregos em bancos poderiam desaparecer em 2050. Já os contadores devem ser extintos em 2056.

Embora os dados sejam alarmantes, Erwann Tison, economista e diretor do instituto, afirma que a intenção não é desesperar a sociedade, mas fazer com que as atitudes para enfrentar essas novas situações sejam tomadas.

“As consequências da revolução digital são reais e precisam ser levadas a sério desde já. Se não fizermos isso, não conseguiremos antecipar as mudanças que já estão acontecendo. Isso pode ser um desastre para uma grande parte da população", diz o economista.

Primeiramente, os pesquisadores levantaram dados dos empregos que podem ser mais facilmente automatizados. Em seguida, compararam com a lista de profissões que mais perderam vagas de emprego. Assim, as projeções foram calculadas seguindo duas hipóteses: a linear, mais otimista, e a exponencial, bastante pessimista, já que considera uma tendência acelerada do fechamento de vagas.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo revela cinco …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.