Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo revela que a jabuticaba pode prevenir diabetes

A fruta, apesar de apresentar muitos nutrientes, não é facilmente encontrada em mercados.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo revela que a jabuticaba pode prevenir diabetes"

Publicada em  

Uma pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp) comprovou o poder da casca da jabuticaba na prevenção do pré-diabetes e na redução de gordura e inflação do fígado. Os testes foram feitos no Instituto de Biologia da universidade em camundongos idosos.

O consumo do extrato da casca do fruto aumentou os índices do colesterol bom (HDL), diminuiu a hiperglicemia, além de trabalhar como um aliado do metabolismo de lipídeos.

A pesquisa, que ganhou destaque internacional, sendo publicada no Journal of Functional Foods, durou quatro anos e foi coordenada pela professora do instituto, Valéria Helena Alves Cagnon Quitete, para defesa de tese de doutorado da pesquisadora Celina de Almeida Lamas.

Valéria afirmou que esta é a primeira pesquisa do tipo e confirmou também que os resultados estão ligados a camundongos envelhecidos porque são mais vulneráveis ao pré-diabetes e outras alterações hormonais.

Segundo os pesquisadores, ainda não há prazo para que o extrato da casca da jabuticaba seja usado em seres humanos, mas uma empresa nacional está o licenciando para usá-lo comercialmente.

A jabuticaba

Ela é uma fruta brasileira com poucas calorias e carboidratos, mas rica em fibras e nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco.

A jabuticaba pode ser consumida fresca ou em preparações como geleia, vinhos, vinagre, aguardente e licores. Apesar dos diversos benefícios, é muito difícil encontrar essa fruta em mercados distantes das suas regiões de produção, porque elas perdem sua qualidade rapidamente após retiradas da jabuticabeira.

Para ler mais notícias, curta página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo revela que a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.