Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo revela que todos precisam de no mínimo 8 horas de sono

E compensar as horas no final de semana: para manter o cérebro e a mente em ordem, as oitos horas por noite precisam ser um plano a longo prazo.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo revela que todos precisam de no mínimo 8 horas de sono"

Publicada em  

Um experimento realizado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, concluiu que passar dez dias dormindo menos de 6 horas por noite causa o mesmo efeito na sua cognição do que passar uma noite inteira acordado. Segundo os estudos, o hábito de ter menos de 8 horas de sono pode diminuir reflexos e velocidade de reação, além de atrapalhar a capacidade de interpretar textos.

Para chegar à conclusão, cientistas recrutaram voluntários que foram divididos em quatro grupos. O primeiro dormia por 8 horas, o segundo por 6 e o terceiro por 4. O último grupo deveria virar a noite por até três dias consecutivos. Em seguida, foram aplicadas provas escritas aos participantes, além de testes para averiguar seus reflexos.

O grupo da noite em claro, obviamente, teve os piores resultados. O desempenho depois de uma única virada já era o equivalente ao de um bêbado. Quem dormiu 4 horas tinha um desempenho pior a cada dia. No 3º dia, a perda cognitiva era igual à de uma noite em claro. Quem dormiu 6 horas levou 10 dias para chegar no nível “embriagado” de cognição atrapalhada.

No entanto, curiosamente, os voluntários não percebiam o declínio das suas habilidades. Depois da primeira noite, os pesquisadores perguntaram como tinha sido a prova. Os participantes que dormiram 6 horas disseram ter tido um desempenho “ótimo”, mas os testes de leitura e reflexo diziam o contrário. Os danos aumentavam a cada noite e não deram sinal de estabilizar.

Tão comum quanto dormir seis horas durante a semana é dormir mais de 8 horas no fim de semana. Mas essa compensação, segundo os pesquisadores, não adianta. Depois do experimento, eles permitiram que todos os grupos dormissem o quanto quisessem por três dias. A capacidade cognitiva melhorou, mas continuou abaixo do nível inicial. Para manter o cérebro e a mente em ordem, as oitos horas por noite precisam ser um plano a longo prazo.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo revela que todos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.