Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA dizem que ataque cibernético à JBS provavelmente partiu da Rússia

Placeholder - loading - Unidade da JBS em Greeley, Colorado (EUA)  05/03/2021 Alex McIntyre/The Greeley Tribune/Pool
Unidade da JBS em Greeley, Colorado (EUA) 05/03/2021 Alex McIntyre/The Greeley Tribune/Pool

Publicada em  

Atualizada em  

Por Tom Polansek e Jeff Mason

CHICAGO/A BORDO DO FORÇA AÉREA UM (Reuters) - A Casa Branca disse nesta terça-feira que a JBS informou ao governo dos Estados Unidos que um ataque cibernético com 'ransonware' que atingiu a companhia e afetou a produção de carnes na América do Norte e na Austrália teve como origem uma organização criminosa provavelmente com sede na Rússia.

A JBS é a maior produtora de carnes do mundo, e o incidente fez com que suas operações na Austrália fossem interrompidas na segunda-feira. Além disso, paralisou o abate de animais nas unidades da empresa em diversos Estados norte-americanos.

O ataque 'ramsonware' à JBS ocorre um mês depois de um grupo com conexões com a Rússia ter realizado ação semelhante contra a Colonial Pipeline, maior rede de oleodutos dos EUA, em movimento que afetou as entregas de combustíveis por vários dias no Sudeste norte-americano.

A porta-voz da Casa Branca Karine Jean-Pierre disse que os EUA entraram em contato com o governo da Rússia sobre o assunto, que está sob investigação do FBI.

'A Casa Branca ofereceu assistência à JBS, e nossa equipe no Departamento de Agricultura conversou com a liderança da empresa diversas vezes ao longo do último dia', afirmou Jean-Pierre.

'A JBS notificou ao governo que a demanda 'ramson' partiu de uma organização criminosa provavelmente sediada na Rússia. A Casa Branca está em contato direto com o governo russo sobre esse assunto, transmitindo a mensagem de que Estados responsáveis não abrigam criminosos de 'ransomware'', acrescentou a porta-voz.

Se a paralisação continuar, consumidores poderão observar um aumento nos preços da carne durante a época de churrascos nos EUA, enquanto as exportações de proteínas poderão ser afetadas em momento de forte demanda chinesa.

A JBS disse que suspendeu todos os sistemas afetados e notificou as autoridades. A companhia acrescentou que os servidores de 'backup' não foram atingidos.

'No domingo, a JBS USA determinou ter sido alvo de um ataque cibernético que afetou alguns dos servidores que suportam seus sistemas de TI norte-americanos e australianos', afirmou a companhia em comunicado divulgado segunda-feira.

'A resolução do incidente levará tempo, o que pode atrasar certas transações com clientes e fornecedores', indicou a empresa.

A companhia, cujas operações norte-americanas têm sede em Greeley, no Colorado, controla cerca de 20% da capacidade de abate de bovinos e suínos dos EUA, segundo estimativas do setor.

Os preços das carnes bovina e suína nos EUA já estão em alta, à medida que a China amplia importações, os custos com ração animal sobem e frigoríficos enfrentam uma escassez de mão-de-obra.

O ataque cibernético pode elevar ainda mais os preços da carne bovina dos EUA ao restringir a oferta, disse o diretor financeiro da consultoria Partners for Production Agriculture, Brad Lyle.

Qualquer efeito sobre os consumidores dependeria de quanto tempo a produção é impactada, disse o consultor de gestão de risco e corretor de commodities da FuturesOne em Nebraska, Matthew Wiegand.

'Se durar vários dias, haverá uma escassez de serviços de alimentação', disse Wiegand.

Dois turnos de abate e processamento foram cancelados na fábrica de carne bovina da JBS em Greeley, Colorado, disseram representantes de sindicato por e-mail.

A JBS Beef em Cactus, Texas, também disse no Facebook que não funcionaria nesta terça-feira --atualizando uma mensagem anterior que dizia que a unidade funcionaria normalmente.

A JBS Canadá disse em uma mensagem no Facebook que os turnos tinham sido cancelados em sua fábrica em Brooks, Alberta, na segunda-feira e um turno até agora havia sido cancelado na terça-feira.

Um representante da empresa em São Paulo disse que as operações da companhia no Brasil não foram afetadas.

SEGURANÇA ALIMENTAR

A associação de pecuaristas dos EUA disse no Twitter que há relatos de que a JBS estaria redirecionando caminhões de gado que chegavam às fábricas com animais prontos para abate.

Uma fábrica de carne bovina da JBS em Grand Island, Nebraska, disse que apenas funcionários de manutenção e embarque estavam programados para trabalhar nesta terça-feira devido ao ataque cibernético.

O congressista Rick Crawford, um republicano do Arkansas, pediu um esforço bipartidário para garantir a segurança alimentar e cibernética.

'A segurança cibernética é sinônimo de segurança nacional, e também a segurança alimentar', escreveu ele no Twitter.

(Reportagem de Caroline Stauffer, Tom Polansek e Mark Weinraub, em Chicago; reportagem adicional de Ana Mano, em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua dizem que ataque …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.