Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA nomeiam nova enviada para a Venezuela após captura de Maduro

EUA nomeiam nova enviada para a Venezuela após captura de Maduro

Reuters

22/01/2026

Placeholder - loading - Vista da cidade de Caracas, Venezuela 19 de janeiro de 2026 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Vista da cidade de Caracas, Venezuela 19 de janeiro de 2026 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

WASHINGTON, 22 Jan (Reuters) - Os Estados Unidos ⁠nomearam diplomata que já foi duas vezes embaixadora dos EUA como sua principal representante para a Venezuela, informou o site da embaixada norte-americana em Caracas.

Laura Dogu, embaixadora em Honduras e na Nicarágua, vai atuar como encarregada de negócios da Unidade de Assuntos da Venezuela, sediada na embaixada em Bogotá, segundo o site.

Dogu assume a ​função após os EUA capturarem ⁠o ⁠presidente venezuelano Nicolás Maduro em uma operação no início do mês e o levarem para Nova York, onde responde a acusações de tráfico de drogas.

'O governo Trump continua a trabalhar com as ‌autoridades interinas para estabilizar a Venezuela como parte ​do plano de três fases ‌que o secretário ​Rubio ​apresentou ao Congresso e ao povo norte-americano', disse uma autoridade de alto escalão do Departamento de Estado.

'Esse plano requer ​uma encarregada de Negócios em tempo integral na Unidade de Assuntos da Venezuela, localizada na Embaixada dos EUA em Bogotá. A embaixadora Dogu está... bem posicionada para liderar a equipe durante esse período de transição.'

No início deste mês, os EUA iniciaram os preparativos para o caso de o presidente Donald Trump decidir reabrir a embaixada norte-americana na capital venezuelana.

A equipe diplomática e de segurança dos EUA viajou para Caracas ⁠em 9 de janeiro para avaliação de uma 'possível retomada em ‌fases' das operações da ⁠embaixada no país, disse um porta-voz do Departamento de Estado na época.

Em 2019, os EUA retiraram ‍todo o pessoal diplomático da Venezuela, citando como motivo a deterioração da ​situação ‌no país após meses de agitação política.

(Reportagem de Daphne Psaledakis)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.