Evento reúne especialistas para discutir sobre artrite; saiba mais sobre o problema
A maioria das pessoas que sofre com o problema é idosa.
Publicada em
No próximo mês, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) promoverá, no Rio de Janeiro, um seminário dedicado aos problemas das articulações do ombro, quadril, joelho e pé. Voltado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais das áreas afins e estudantes, o evento se estenderá por todo o mês, sempre às quintas-feiras.
O coordenador do projeto é o geriatra Rodrigo Buksman, um dos responsáveis pela Área de Medicina Interna do Into (Instituto de Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Há cerca de 12 milhões de brasileiros, o equivalente a pouco mais de 6 por cento da população adulta, com osteoartrite, doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens com inflamação. A maioria das pessoas que sofre com o problema é idosa: depois dos 65 anos, 85 por cento apresentam evidência radiológica de osteoartrite.
“Escolhemos as articulações de ombro, quadril, joelho e pé porque são as mais incapacitantes quando aparece um problema. Utilizamos como parâmetro dois pilares: a dor e a impotência funcional”, afirma o doutor Buksman, acrescentando que o sinal de alerta é quando surgem limitações para realizar as atividades diárias.
Ele avalia que a preocupação de fazer exercício deve estar associada à supervisão de um profissional, de forma a não sobrecarregar as articulações.
Há fatores de risco além da idade e da genética, como obesidade e o estresse da repetição de movimentos, que afeta com frequência os atletas. O geriatra também alerta para o uso indiscriminado do anti-inflamatórios, que pode provocar hemorragia digestiva, por erosão da parede gástrica, e outras graves complicações, como insuficiência renal.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO