Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Ex-ministros do Meio Ambiente pedirão ao Congresso moratória de projetos que podem incentivar desmatamento

    Placeholder - loading - news single img
    Vista de área destruída por incêndio, em Boca do Acre (AM) 24/08/2019 REUTERS/Bruno Kelly

    Publicada em  

    Por Lisandra Paraguassu

    BRASÍLIA (Reuters) - Oito ex-ministros do Meio Ambiente irão entregar aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), uma carta pedindo uma moratória a projetos que tramitam hoje no Congresso e que podem aumentar os riscos de desmatamento no país.

    Segundo a ex-ministra Izabella Teixeira, uma das signatárias do documento que está sendo preparado, a intenção é que o Congresso pare a tramitação das propostas e analise com mais tempo os projetos e seus impactos.

    Fazem parte do grupo, além de Izabella, os ex-ministros Carlos Minc, José Goldemberg, Rubens Ricupero, José Carlos Carvalho, Marina Silva, José Sarney Filho e Edson Duarte, que atuaram nos últimos seis governos, desde Fernando Collor de Mello.

    Entre os projetos que os ex-ministros querem ver suspensos estão propostas que afrouxam as normas para licenciamento ambiental.

    O que traz maior impacto, patrocinado pela bancada ruralista, tramita desde 2004, ganhou regime de urgência no início do ano passado e está pronto para ir a plenário.

    Entre outros pontos, dá a Estados e municípios poder para definir as regras para licenciamento --hoje todos precisam seguir pelo menos as definidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente-- e estabelece um prazo máximo para concessão de licença.

    Além disso, retira a necessidade de licenciamento para atividades como pecuária extensiva, silvicultura, agroindústria de menor porte e empreendimentos rodoviários.

    Outros projetos citados pelos ministros são os que alteram a criação de reservas ambientais e indígenas e propostas que o governo pretende apresentar, como o de regularizar o garimpo em terras indígenas.

    Essa é a segunda ação dos ex-ministros. Em maio deste ano, os oito se uniram para preparar uma primeira carta que, à época, criticava o que chamavam de ações de desmonte da estrutura do ministério.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. ex ministros do meio ambiente …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.