alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Exame de sangue é capaz de detectar o relógio biológico dos pacientes

    Este é um passo importante, já que muitos medicamentos têm o melhor momento para se tomar uma dose.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Nesta semana, a revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" revelou um novo exame de sangue capaz de descobrir o “relógio biológico” dos pacientes em 90 minutos.

    Conhecido como “Time Signature”, o teste utiliza apenas duas amostras de sangue para determinar como o corpo das pessoas responde ao horário real em que está vivendo.

    Isso é possível porque os órgãos dentro do corpo são orientados pelo denominado “ritmo cardíaco”, que é o período de cerca de 24 horas sobre o qual se baseia nosso “relógio biológico”. Ele varia de acordo com a luz principalmente, mas pode ser influenciado por outros fatores, como a temperatura.

    Descobrir se você está ou não em sincronia com o tempo local onde vive pode evitar dificuldades no tratamento de algumas doenças. A nova ferramenta permite que os profissionais da saúde tenham rápido acesso ao relógio biológico do paciente, para decidir as doses e os momentos do dia nos quais os medicamentos devem ser aplicados para funcionar da melhor forma.

    A nova ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Northwestern, em Chicago.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. exame de sangue e capaz de

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.