alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Exame de sangue pode ser capaz de detectar o mal de Alzheimer

    Se bem-sucedido, o teste tornará mais prático o diagnóstico da doença.

    Placeholder - loading - news single img

    1667

    Publicada em  

    Pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, associado à Universidade de Harvard, nos EUA, estudam a possibilidade de criar um exame de sangue capaz de detectar o Alzheimer. Hoje, o diagnóstico da doença é feito através de exames de imagem cerebral e testes do líquido cefalorraquidiano, que detectam a presença elevada da proteína tau, relacionada ao surgimento da doença.

    “Um exame de sangue poderia ser feito de forma rápida e sem precisar internar o paciente no hospital”, afirmou Dominic Walsh, um dos autores da pesquisa e médico do Brigham and Women’s Hospital. Segundo o especialista, a descoberta poderia até mesmo substituir os antigos testes feitos para o diagnóstico da demência, o que seria um marco transformador.

    Os testes sanguíneos desenvolvidos são capazes de detectar fragmentos da proteína tau no sangue. Para testar o material, pacientes doaram plasma sanguíneo e fluído cerebral para a pesquisa.

    Um dos testes, chamado de NT1, obteve sensibilidade diagnóstica para o mal de Alzheimer em dois grupos de pacientes. No total, o exame foi feito em 151 pacientes. Os cientistas pretendem acompanhar os voluntários para estudar o progresso dos níveis da proteína tau no sangue.

    Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de dezembro da revista científica “Alzheimer’s & Dementia”. Os pesquisadores almejam que outros grupos também experimentem o teste, assim haverá certeza de que ele funciona em diferentes populações.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. exame de sangue pode ser …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.