Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EXCLUSIVO-Trump diz que Zelenskiy, não Putin, está impedindo um acordo de paz na Ucrânia

EXCLUSIVO-Trump diz que Zelenskiy, não Putin, está impedindo um acordo de paz na Ucrânia

Reuters

15/01/2026

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, durante encontro com presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, na Flórida 28/12/2025 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante encontro com presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, na Flórida 28/12/2025 REUTERS/Jonathan Ernst

Por Steve Holland e Gram Slattery

WASHINGTON, ⁠15 Jan (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à Reuters na quarta-feira que a Ucrânia -- e não a Rússia -- está impedindo um possível acordo de paz, uma retórica que contrasta com a dos aliados europeus, que sempre argumentaram que Moscou tem pouco interesse em acabar com a guerra na Ucrânia.

Em uma entrevista exclusiva no Salão Oval da Casa Branca na quarta-feira, Trump disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está pronto para encerrar sua invasão de ​quase quatro anos na Ucrânia. Zelenskiy, disse ⁠o presidente ⁠dos EUA, foi mais reticente.

'Acho que ele está pronto para fazer um acordo', disse Trump sobre o presidente russo. 'Acho que a Ucrânia está menos disposta a fazer um acordo.'

Perguntado por que as negociações lideradas pelos EUA ainda não haviam resolvido o maior conflito terrestre ‌da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, Trump respondeu: 'Zelenskiy'.

Os comentários de Trump ​sugeriram uma frustração renovada com o líder ‌ucraniano. Os dois ​presidentes têm ​um relacionamento volátil há muito tempo, embora suas interações pareçam ter melhorado durante o primeiro ano de Trump no cargo.

Às vezes, Trump tem se mostrado mais ​disposto a aceitar as garantias de Putin pelo valor de face do que os líderes de alguns aliados dos EUA, frustrando Kiev, as capitais europeias e os parlamentares dos EUA, inclusive alguns republicanos.

Em dezembro, a Reuters informou que os relatórios de inteligência dos EUA continuavam a alertar que Putin não havia abandonado seus objetivos de capturar toda a Ucrânia e recuperar partes da Europa que pertenciam ao antigo império soviético. A diretora da Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, contestou esse relatório na época.

Perguntado se ele se encontraria com Zelenskiy no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, na próxima semana, Trump disse ⁠que sim, mas deu a entender que não havia planos definidos.

'Eu me encontraria -- ‌se ele estiver lá', disse Trump. 'Eu ⁠vou estar lá.'

Perguntado por que acreditava que Zelenskiy estava retardando as negociações, Trump não entrou em detalhes, dizendo apenas: 'Acho que ele está, sabe, tendo ‍dificuldades para chegar lá'.

Zelenskiy descartou publicamente quaisquer concessões territoriais a Moscou, dizendo que Kiev não tem o ​direito, ‌de acordo com a Constituição do país, de abrir mão de qualquer território.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.