alexametrics
Conectando

    Na página falsa, os criminosos pedem informações em troca de supostos descontos promocionais.

    Falso aplicativo do Uber dá golpe em usuários

    Por Redação, antena 1

    Placeholder - loading - news single img

    Com o nome de UberBr, uma página falsa no Facebook afirma que irá premiar os usuários com um desconto de 100 reais. O endereço, que já foi retirado do ar, contava com mais de 20 mil curtidas.

    No site, os criminosos pedem informações em troca do suposto desconto, como nome completo, telefone e dados do banco e do cartão de crédito. Com os dados, é possível que se faça compras no nome da vítima.

    Essa é a primeira vez que o nome da Uber é usado em um golpe do tipo – conhecido como phishing, por se tratar de uma “pesca” de informações de usuários em páginas falsas. Foram identificados três casos nas últimas semanas, muito provavelmente por causa do carnaval.

    A UberBr não é a única página falsa de descontos do aplicativo. Já foram identificados endereços como vaideuber.net e o uberdesconto.com.br. O esquema é sempre o mesmo: o de oferecer descontos em troca dos dados pessoas dos visitantes.

    Para Renato Opice Blum, professor de direito digital do Insper, este é um caso de estelionato. Caso o criminoso seja identificado, este pode pegar pena de até cinco anos de prisão – o número pode aumentar, dependendo do número de pessoas atingidas pelo golpe aplicado.

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.