Família de líder oposicionista preso na Rússia entra com processo por direito de visita
Família de líder oposicionista preso na Rússia entra com processo por direito de visita
Reuters
03/07/2023
(Reuters) - Parentes do líder da oposição russa preso Alexei Navalny entraram com uma ação coletiva contra a colônia penal onde ele está detido por sua recusa em permitir visitas.
A família Navalny pretende levar o caso ao Tribunal Constitucional, disse o político nesta segunda-feira em uma publicação em sua página oficial no Instagram, administrada por seus advogados e aliados.
'Sou um presidiário. E eles nunca param de me lembrar que sou 'como todo mundo'. Mas eu tive 0 (zero) visitas no ano passado, 0 (zero) visitas longas, 0 (zero) visitas curtas e 2 (dois) telefonemas há 11 meses”, disse Navalny.
A postagem cita a esposa de Navalny, Yulia, seus pais e filhos, Dasha e Zakhar, como os demandantes.
Navalny, de 47 anos, está cumprindo sentenças que totalizam 11 anos e meio na colônia penal IK-6 em Melekhovo, cerca de 235 km a leste de Moscou, por fraude e outras acusações que ele diz terem sido forjadas para silenciar suas críticas ao presidente russo, Vladimir Putin.
O Kremlin frequentemente se recusa a comentar o caso, dizendo que é um assunto do serviço prisional. A Reuters solicitou comentários das autoridades prisionais.
Um novo julgamento por suposta atividade 'extremista' começou contra Navalny no mês passado, o que pode prolongar sua pena de prisão em décadas. Absolvições de figuras da oposição são praticamente inéditas na Rússia.
Navalny apresentou inúmeras queixas contra a colônia penal desde sua prisão, todas as quais foram rejeitadas. Uma reclamação sobre a recusa dos funcionários da prisão em conceder-lhe equipamento de escrita chegou à Suprema Corte da Rússia.
Os presos têm 'como regra geral' direito a três visitas longas e três curtas por ano em colônias penais como a de Melekhovo, bem como a pelo menos seis telefonemas, disse Navalny no post do Instagram.
(Por Lucy Papachristou)
Reuters

