Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fármaco “inteligente” contra um tipo de câncer de mama

Criado no exterior, ele seria capaz de atuar contra o câncer triplo negativo metastático, uns dos mais agressivos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Fármaco “inteligente” contra um tipo de câncer de mama"

Publicada em  

Pesquisadores norte-americanos desenvolvem novo fármaco "inteligente" que poderá auxiliar mulheres com câncer de mama triplo negativo metastático. Agora, ele está em fase avançada de testes. As informações foram publicadas pelo periódico argentino, Clarin.

Inclusive, outro jornal do exterior, o espanhol ''El Mundo’’ apontou que a novidade nada mais é do que um coquetel de anticorpos e quimio, que identifica as células cancerosas e administra uma carga tóxica diretamente sobre elas. Ele se chama sacituzumab govitecan e foi criado pela farmacêutica Immunomedics, que também patrocinou o ensaio clínico.

Por enquanto, foi testado em 108 pacientes e os resultados foram publicados na revista New England Journal of Medicine.

De acordo com os pesquisadores, a quimioterapia tradicional fornece resultados em 15% dos casos e a resposta dura de dois a três meses. Mas, o novo tratamento duplicou as cifras: funcionou em 33% dos pacientes e o efeito durou em média 7,7 meses.

Para Kevin Kalinsky, oncologista do Presbyterian Hospital, eles observaram que houve uma diminuição significativa do tumor e maior demora na progressão do câncer quando comparado a outros medicamentos.

Kalinsky assegura que o item é menos tóxico que a quimioterapia tradicional. ''Foram registradas náusea, diarreia, perda de cabelo, mas não causou neuropatia, adormecimento e formigamento, o que pode ser dolorido e limitante'', detalha.

Lembrando que o fármaco está passando por uma fase de experimentação, mas os estudos já estão bem avançados.

Aliás, para passar a ser usado precisa ainda ser aprovado pela FDA -agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. farmaco inteligente contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.