Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fazenda quer utilizar apenas robôs no processo de produção

Local visa eliminar futuramente a mão de obra humana

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Fazenda quer utilizar apenas robôs no processo de produção"

Publicada em  

Segundo publicação do jornal online espanhol, ''El Mundo’’, Iron Ox, que está localizado próximo de San Francisco, na Califórnia, se difere dos demais locais nos arredores, pois o proprietário está se planejando para converter a fazenda na primeira 100% robotizada. Com isso, os trabalhadores parecem estar com os dias contados. A ideia é que não haja colaboradores humanos e que o grande cérebro informático se encarregue de coordenar o trabalho de todas as máquinas.


Por conta do serviço robotizado, a expectativa é que o pequeno lugar, de 743 metros quadrados, tenha uma produção de 26 mil unidades de verduras de folha verde. Atingindo níveis equivalentes a uma fazenda com um tamanho cinco vezes maior. Entre os cultivos robóticos, o produto que mais se destaca é a alface, com produção estimada de 10 mil unidades ao ano.

Como funciona

As máquinas, nada mais são, do que conjuntos de braços mecânicos e dispositivos encarregados de movimentar os produtos. Os braços robóticos são responsáveis por mover os brotos de um cultivo hidropônico para outro de maior tamanho, à medida que os vegetais vão se expandindo, com o objetivo de maximizar seu tamanho. Enquanto, um sistema mecânico se encarrega de movimentar os recipientes com água, nos quais crescem os produtos.

Porém, as máquinas não fazem o serviço de modo totalmente independente. Elas estão vinculadas a um programa de computador, conhecido por ser ''o cérebro’’ da operação. O item é incumbido de uma tarefa primordial: o funcionamento dos demais aparelhos de modo coordenado, como se fossem uma orquestra. Aliás, essa máquina principal é capaz de controlar fatores, como os níveis de nitrogênio, a temperatura, além da localização e as tarefas as quais se dedicam cada robô. Sim, em poucas palavras, o dispositivo pode ser considerado uma espécie de chefe de todo o processo.

Tudo indica que a fazenda está perto de ser totalmente automatizada. Contudo, os humanos ainda possuem tarefas imprescindíveis no local, como: plantam sementes ou processam os cultivos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fazenda quer utilizar apenas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.