alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Fazenda quer utilizar apenas robôs no processo de produção

    Local visa eliminar futuramente a mão de obra humana

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo publicação do jornal online espanhol, ''El Mundo’’, Iron Ox, que está localizado próximo de San Francisco, na Califórnia, se difere dos demais locais nos arredores, pois o proprietário está se planejando para converter a fazenda na primeira 100% robotizada. Com isso, os trabalhadores parecem estar com os dias contados. A ideia é que não haja colaboradores humanos e que o grande cérebro informático se encarregue de coordenar o trabalho de todas as máquinas.


    Por conta do serviço robotizado, a expectativa é que o pequeno lugar, de 743 metros quadrados, tenha uma produção de 26 mil unidades de verduras de folha verde. Atingindo níveis equivalentes a uma fazenda com um tamanho cinco vezes maior. Entre os cultivos robóticos, o produto que mais se destaca é a alface, com produção estimada de 10 mil unidades ao ano.

    Como funciona

    As máquinas, nada mais são, do que conjuntos de braços mecânicos e dispositivos encarregados de movimentar os produtos. Os braços robóticos são responsáveis por mover os brotos de um cultivo hidropônico para outro de maior tamanho, à medida que os vegetais vão se expandindo, com o objetivo de maximizar seu tamanho. Enquanto, um sistema mecânico se encarrega de movimentar os recipientes com água, nos quais crescem os produtos.

    Porém, as máquinas não fazem o serviço de modo totalmente independente. Elas estão vinculadas a um programa de computador, conhecido por ser ''o cérebro’’ da operação. O item é incumbido de uma tarefa primordial: o funcionamento dos demais aparelhos de modo coordenado, como se fossem uma orquestra. Aliás, essa máquina principal é capaz de controlar fatores, como os níveis de nitrogênio, a temperatura, além da localização e as tarefas as quais se dedicam cada robô. Sim, em poucas palavras, o dispositivo pode ser considerado uma espécie de chefe de todo o processo.

    Tudo indica que a fazenda está perto de ser totalmente automatizada. Contudo, os humanos ainda possuem tarefas imprescindíveis no local, como: plantam sementes ou processam os cultivos.

     

    1. Home
    2. noticias
    3. fazenda quer utilizar apenas …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.