Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fazer 'mais e mais rápido' na política monetária reduz intensidade do ajuste total, diz Campos Neto

Placeholder - loading - Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 09/01/2020. REUTERS/Adriano Machado
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 09/01/2020. REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que quando o Comitê de Política Monetária (Copom) fala em normalização da política monetária se refere a caminhar em direção ao juro neutro e acrescentou que se o colegiado fala em normalização parcial 'significa que nós não entendemos que esse movimento deva acontecer agora'.

'O ajuste nós temos descrito como ajuste parcial e temos dito que o ajuste mais célere nos faz crer que na verdade fazer mais, e fazer mais rápido, faz com que a intensidade total deva ser menor', disse Campos Neto em entrevista à imprensa para comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de março.

Ao elevar os juros básicos em 0,75 ponto percentual na última semana, para 2,75%, o Copom afirmou em comunicado que estava iniciando 'um processo de normalização parcial, reduzindo o grau extraordinário do estímulo monetário'.

Segundo Campos Neto, quando a Selic chegou ao patamar de 2% o BC tinha um cenário de crescimento e inflação que não se concretizou, com a atividade no último trimestre do ano vindo acima das expectativas.

'Nós entendemos que precisamos fazer essa normalização parcial em parte porque o juro de 2% estava dentro de um entendimento de um cenário que não ocorreu, por isso normalização parcial', afirmou.

(Reportagem adicional de Patrícia Vilas Boas)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fazer mais e mais rapido na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.