Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fechar o olho e ficar atento apenas a voz ajuda a entender melhor o outro, aponta estudo

Segundo estudo americano,esse comportamento ajuda a compreender os sentimentos e pensamentos dos outros.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Fechar o olho e ficar atento apenas a voz ajuda a entender melhor o outro, aponta estudo"

Publicada em  

Segundo estudo americano, fechar os olhos e focar somente na voz de quem conta o problema ajuda a entender melhor as emoções e intenções dos outros. Ainda de acordo com a pesquisa, depender da combinação de respostas faciais, não é a estratégia mais indicada para esse tipo de reconhecimento.


Os cientistas da Universidade Yale, nos Estados Unidos detectaram em um experimento que quando os voluntários não contavam com estímulos visuais isso os auxiliava a compreender melhor o que outras pessoas estavam pensando e sentindo.


Quase 1.800 voluntários participaram do teste. Eles se avaliaram entre si, levando em consideração uma escala de emoções. Parte desse público, não se conhecia, por isso, anteriormente, tiveram algum tipo de contato. Por exemplo, eles foram colocados para debater filmes.


As atividades, também, foram repetidas em dois cenários: um quarto iluminado e outro ambiente escuro. Os participantes, no final, avaliaram a experiência. Aqueles que estabeleceram contato no local sem luz, se saíram melhor ao lidar com um desconhecido.


O estudo teve diversas outras fases. Em uma dessas etapas, os voluntários se deparavam com situações distintas, em uma delas, apenas era possível ouvir um áudio da conversa. Segundo a avaliação dos cobaias, esse método de somente escutar o conteúdo foi o que mais despertou sinergia e empatia.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fechar o olho e ficar atento

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.