Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

França e Alemanha passarão a ser acionistas em partes iguais da fabricante de tanques KNDS

França e Alemanha passarão a ser acionistas em partes iguais da fabricante de tanques KNDS

Reuters

22/06/2026

Placeholder - loading - Logotipo da KNDS é visto em um protótipo do tanque de batalha principal provisório francês, o CAPINT MBT, em exposição na feira internacional de defesa terrestre e aérea e segurança Eurosatory, em Vil
Logotipo da KNDS é visto em um protótipo do tanque de batalha principal provisório francês, o CAPINT MBT, em exposição na feira internacional de defesa terrestre e aérea e segurança Eurosatory, em Vil

BERLIM/PARIS, 22 Jun (Reuters) - A França e ​a Alemanha concordaram em se tornar acionistas em partes iguais da fabricante de tanques KNDS, informaram os dois governos nesta segunda-feira, abrindo caminho para o que se espera ser uma das maiores aberturas de capital de empresas do setor de defesa na Europa.

O acordo está sujeito à aprovação orçamentária do Parlamento alemão para a aquisição planejada de uma participação de 40% na empresa dos proprietários familiares alemães que atualmente detêm metade da KNDS. A França detém a outra metade.

O acordo estabelece ⁠compromissos ⁠de longo prazo entre os acionistas, ​direitos iguais ‌de governança e supervisão de questões de segurança, antes da listagem dupla planejada da KNDS em Frankfurt e Paris no próximo mês.

“Este acordo reflete a determinação compartilhada da França e da Alemanha de fortalecer ⁠as capacidades industriais e de defesa da Europa, apoiar suas forças ​armadas e fortalecer a soberania europeia a longo prazo”, afirmaram os governos ​em um comunicado conjunto.

A comissão de orçamento ‌da Alemanha deve ​decidir formalmente ⁠nesta quarta-feira sobre a aquisição planejada da participação na KNDS, de acordo com um relatório do Ministério da Defesa alemão, que afirmou que a decisão era necessária ​para garantir que a empresa possa abrir o capital em julho. A intenção de abrir o capital da KNDS foi planejada em junho, informou o relatório.

A compra da participação pela Alemanha deixará a KNDS com uma avaliação ​de entre 15 bilhões e 18 bilhões de euros (US$17,2 bilhões a US$20,6 bilhões), informou uma fonte a par do assunto à Reuters no domingo, em um acordo que visa criar um contrapeso à França.

A Alemanha também busca obter a chamada “ação de ouro” na unidade alemã da KNDS, segundo o documento, o que lhe conferiria influência ampliada sobre questões de pessoal e estratégicas em nível ​nacional e garantiria um equilíbrio de poder entre Paris e Berlim.

A planejada abertura de ‌capital da KNDS marca uma das ⁠maiores e mais prestigiadas listagens do setor de defesa do continente e ocorre após um recente revés nas relações franco-alemãs, na sequência do fracasso ⁠do projeto conjunto do caça de nova geração ⁠FCAS.

A KNDS foi criada por meio ⁠da fusão da ⁠antiga ​Krauss-Maffei Wegmann (KMW) com a francesa Nexter.

(Reportagem de Holger Hansen, Florence Loeve e Elizabeth Pineau)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.