Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Francesa Triet se torna a 3ª mulher a ganhar prêmio máximo em Cannes

Placeholder - loading - Justine Triet em cerimônia de Cannes 27/05/2023 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Justine Triet em cerimônia de Cannes 27/05/2023 REUTERS/Gonzalo Fuentes

Publicada em  

Por Miranda Murray

CANNES (Reuters) - Justine Triet, diretora de 'Anatomy of a Fall, tornou-se a terceira mulher a ganhar a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes no sábado, superando 20 outros filmes em competição pelo prêmio principal.

A francesa Triet chamou de 'surpreendente' o fato de que ela foi somente a terceira mulher a dirigir um filme vencedor e disse que a decisão é encorajadora para o futuro.

'Estamos no início de mudanças profundas a esse respeito', disse ela após receber o prêmio.

Triet usou seu discurso de premiação para criticar a maneira como o protesto contra as reformas previdenciárias na França 'foi negado e reprimido de forma chocante' e disse que é necessário abrir mais espaço para que jovens cineastas possam cometer erros e recomeçar.

Triet, que já havia sido indicada pelo filme 'Sibyl' em 2019, ganhou o prêmio desta vez concorrendo com diretores veteranos como Hirokazu Kore-eda, Ken Loach e Wim Wenders, todos com pelo menos uma Palma de Ouro em seus currículos.

Ela se junta à neozelandesa Jane Campion e à francesa Julia Ducournau como a terceira mulher a vencer a Palma de Ouro de Cannes, que este ano incluiu um recorde de sete diretoras indicadas.

Jane Fonda, que apresentou o prêmio, disse que um dia mulheres ganhando esse tipo de prêmio será normal, não algo histórico.

'Temos um longo caminho a percorrer. Mas, ainda assim, temos que comemorar a mudança quando ela acontece', disse a ativista e ícone do cinema.

O Grand Prix, o segundo maior prêmio depois da Palma de Ouro, foi parar nas mãos de 'The Zone of Interest', do diretor britânico Jonathan Glazer, que conta a história de uma família que vive perto de Auschwitz.

A atriz alemã Sandra Hueller foi a protagonista dos dois filmes ganhadores. Em 'Anatomie d'une chute', ou 'Anatomy of a Fall', no título em inglês, ela interpreta uma escritora que é a principal suspeita da morte de seu marido, enquanto em 'Zone of Interest' ela é a esposa do comandante do campo de extermínio de Auschwitz.

No entanto, o prêmio de melhor atriz foi para Merve Dizdar, que interpreta uma professora em um vilarejo isolado na Turquia em 'About Dry Grasses', do diretor turco Nuri Bilge Ceylan.

O prêmio de melhor ator foi para o renomado japonês Koji Yakusho, que interpreta um limpador de banheiros em Tóquio que se contenta em apenas ler livros e ouvir música em 'Perfect Days', do diretor alemão Wim Wenders.

'Kuolleet lehdet', ou 'Fallen Leaves', do finlandês Aki Kaurismaki, que voltou à competição depois de mais de uma década, levou o prêmio do júri.

O diretor franco-vietnamita Tran Anh Hung levou para casa o prêmio de melhor diretor por 'The Pot-au-Feu', um filme francês centrado em comida e que é estrelado por Juliette Binoche e Benoit Magimel no papel de casal.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. francesa triet se torna a 3 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.