alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Fumar não prejudica apenas o pulmão; veja os malefícios do hábito

    Estudos recentes constataram que o cigarro pode prejudicar até mesmo o canal auditivo, provocando zumbidos a longo prazo.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Com 4,7 mil substâncias presentes em sua composição, o cigarro está na origem de 90 por cento dos casos de câncer de pulmão no mundo. Ele também se relaciona outras doenças do sistema cardiovascular, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

    Segundo levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde, dentro das mais de 4 mil substâncias químicas do cigarro, 250 delas são prejudiciais, e 50 são conhecidas por causar câncer – e não só o de pulmão. São 14 os tumores malignos associados ao uso de tabaco: câncer de pulmão, de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino, rim, bexiga, colo de útero, ovário e alguns tipos de leucemia.

    Uma pesquisa publicada pela revista científica internacional "The Lancet" apontou que o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes. De acordo com o Ministério da Saúde, o hábito tende a ser mais comum entre adultos de 45 a 64 anos e entre pessoas com baixa escolaridade.

    O tabagismo está na origem de 90 por cento de todos os casos de câncer de pulmão no mundo — e entre os 10 por cento restantes, 1/3 deles são os chamados fumantes passivos.

    Os malefícios não são notados apenas a longo prazo. Algumas alterações no organismo podem ser percebidas imediatamente após a interrupção do fumo cotidiano. “As decorrências podem aparecer imediatamente, com o aumento da pressão arterial, alterações de glicemia, mudanças no olfato e no paladar, na textura da pele, queda de cabelos”, descreve Sérgio Pontes, da Aliança Instituto de Oncologia.

    Estudos recentes constataram que o cigarro pode prejudicar até mesmo o canal auditivo, provocando zumbidos a longo prazo. Os fumantes são mais propensos a apresentarem otites (inflamação nos ouvidos), rinites alérgicas, sinusites, faringites, câncer de boca e de laringe.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. fumar nao prejudica apenas o …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.