Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

G7 alerta China, exige investigação de origens da Covid-19

Placeholder - loading - Imagem de reunião de líderes do G7, na Grã-Bretanha. 11/6/2021. Jack Hill/Pool via REUTERS
Imagem de reunião de líderes do G7, na Grã-Bretanha. 11/6/2021. Jack Hill/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge e William James

CARBIS BAY, Inglaterra (Reuters) - Líderes do G7 repreenderam neste domingo a China sobre os direitos humanos em Xinjiang, pediram que Hong Kong tenha um alto grau de autonomia e exigiu uma investigação completa das origens da Covid-19.

Depois de discutir como chegar a uma posição unificada sobre a China, os líderes emitiram um comunicado final altamente crítico sobre questões delicadas para a China.

O ressurgimento da China como potência global líder é considerado um dos eventos geopolíticos mais significativos dos últimos tempos, ao lado da queda da União Soviética em 1991, que encerrou a Guerra Fria.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considera a China como maior rival estratégico e prometeu enfrentar abusos econômicos chineses e reagir a violações dos direitos humanos.

'Promoveremos nossos valores, inclusive apelando à China para que respeite os direitos humanos e as liberdades fundamentais, especialmente em relação a Xinjiang e os direitos, liberdades e alto grau de autonomia para Hong Kong', disse o G7.

'Também pedimos a fase 2 de um estudo transparente, liderado por especialistas e baseado na ciência sobre as origens da Covid-19 na China', afirmou o grupo, que reúne EUA, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão, Canadá e União Europia.

Antes que surgissem as críticas do G7, a China alertou os líderes do G7 que os dias em que 'pequenos' grupos de países decidiam o destino do mundo já se foram.

O G7 também disse que destacou 'a importância da paz e da estabilidade em todo o Estreito de Taiwan e encoraja a resolução pacífica dos problemas através do Estreito'.

O G7 disse estar preocupado com o trabalho forçado nas cadeias de abastecimento globais, incluindo os setores agrícola, solar e de vestuário.

Pequim tem revidado contra o que considera tentativas das potências ocidentais de conter a China, e diz que muitas das principais potências ainda estão dominadas por uma mentalidade imperial desatualizada, após anos humilhando a China.

Especialistas e grupos de direitos humanos estimam que mais de um milhão de pessoas, incluindo uigures e outras minorias muçulmanas, foram detidas nos últimos anos em um vasto sistema de campos em Xinjiang.

A China nega as acusações de trabalho forçado ou abuso. No começo, negou que os campos existissem. Depois, disse que eles são centros vocacionais projetados para combater o extremismo.

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS AAP

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. g7 alerta china exige …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.