Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“Garota de Ipanema” completa 50 anos de sucesso mundial

Placeholder - loading - Imagem da noticia "“Garota de Ipanema” completa 50 anos de sucesso mundial"

Publicada em  

O clássico da música nacional “Garota de Ipanema“, celebra nesta quinta-feira, 2, 50 anos desde que foi interpretada pela primeira vez em público.

A primeira apresentação desta obra mais icônica da bossa nova, aconteceu em um clube do Rio de Janeiro, no dia 2 de agosto de 1962, com a performance de Tom Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes, o baterista Milton Banana e o contrabaixista Otávio Bailly.

A letra, escrita por Vinícius, por encomenda de Tom, foi concebida sob o nome de “Menina que Passa”, mas foi rebatizada, dando lugar ao título conhecido por todos. No início da década de 60, Moraes e Jobim frequentavam o “Bar Veloso”, na antiga Rua Montenegro (hoje Rua Vinícius de Moraes), em Ipanema. Naquela época, a dupla apreciava uma linda jovem que passava em direção à praia. A dona do “doce balanço” que fazia a cabeça dos dois gênios da música era Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida como Helô Pinheiro.

Em 1967, Frank Sinatra ligou para Tom Jobim, que atendeu ao telefone no próprio Bar Veloso, e o convidou para gravar a canção que, com a voz de Sinatra, chegou ao mundo inteiro.

“Garota de Ipanema” ganhou 170 versões, que foram gravadas por nomes como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Madonna, Cher, Sepultura e, mais recentemente, por Amy Winehouse, que a registrou em seu trabalho póstumo, o álbum “Lioness: Hidden Treasures”, de 2011.

Escrito por Redação

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. garota de ipanema completa 50 …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.