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    Gastronomia de rua na capital paulista

    Inovação da comida de rua em São Paulo

    Por Ugor Feio

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    São Paulo é referência quando o assunto é gastronomia, mas o ritmo moderno e urbano da cidade acaba tornando inviável a opção por refeições completas ao longo do dia. Por esse motivo, muitos paulistanos optam por alimentações rápidas durante a semana. Comer comidinhas gourmet, fazer lanches saudáveis, degustar uma taça de vinho, saborear o famigerado brigadeiro e até a clássica coxinha.

    É possível encontrar tudo isso na rua sem deixar de lado a qualidade desses alimentos. Os Food Trucks, Food Parks e Feiras Gastronômicas ocuparam a cidade e já seduziram chefes de cozinha, franquias, pequenos empreendedores e até mesmo grandes redes de restaurantes.

    Em nota, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informou a equipe da Antena 1 que já foram emitidos 320 Termos de Permissão Uso (TPUs) para comida de rua na cidade. As regiões de Pinheiros, Sé e Ipiranga são as que mais possuem permissões.

    No bairro de Pinheiros, quem domina o segmento é o “Panela na Rua”, que acontece todo domingo na Praça Benedito Calixto. Lá, os visitantes encontram a famosa limonada tripla - com lima, limão siciliano e limão tahiti - e o syrup maçarados, no estilo caipiranha. Absurdamente refrescante! Para comer, o local oferece uma vistosa paella preparada ali mesmo, na frente do público, além de hambúrgueres artesanais e o sui generis - brigadeiro no vidro com camadas de massa de pão de ló.

    Na zona oeste, há o Butantã Food Park. Em menos de um ano, o empreendimento chegou ao centro da capital – inaugurando o maior Food Park da América Latina, que teve investimento de 1,5 milhões de reais.

    Algumas novidades ainda estão por vir. No dia 15 e 16 de agosto, acontecerá o 1º Fim de Semana Gastronômico da Moemía (Avenida Jamaris, 492). O público poderá degustar queijos, linguiças artesanais, pães Gluten Free, sorvetes Italianos, além de cervejas também artesanais. O evento terá ainda um workshop com a sommeliers sobre cervejas belgas. Tudo isso gratuitamente!

    Um exemplo de empreendedor desse novo mercado é o empresário Jõao Vitor Curial, de 31 anos. Ele largou o meio corporativo, comprou uma Combi e, junto à sócia, apostou no “Só Coxinhas”. Antes mesmo da primeira remessa de coxinhas do dia sair, os clientes já estão amontoados em filas. Por telefone, perguntamos ao proprietário suas motivações e ele afirmou pragmático: “Pretendo manter esse negócio até o fim da minha vida”.

    O tema já virou até Reality Show e é assunto nas rodas de conversa dos entusiastas. A decisão de investir nos Food Trucks é sábia: sem o aluguel, a lucratividade do negócio pode ser muito mais alta. São Paulo é uma cidade que exala gastronomia. A comida de rua está cada vez mais rebuscada - sem os preços altos dos restaurantes, com qualidade e ainda ao ar livre - uma experiência que merece ser vivenciada.

    Gastronomia de Rua

     

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