alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Gene em mulheres pode reduzir eficácia de anticoncepcionais hormonais

    Mais estudos sobre o assunto ainda são necessários

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    Algumas mulheres já engravidaram mesmo utilizando algum método anticoncepcional. Muitos médicos alegam que este resultado está associado a uma falha da mulher em usá-los corretamente.

    No entanto, pesquisadores descobriram recentemente que a composição genética dessas mulheres pode diminuir a eficácia dos anticoncepcionais hormonais. Isso porque um gene específico pode interferir nos níveis dos hormônios protetores, reduzindo a sua concentração no organismo, o que facilitaria uma gravidez indesejada. 

    Segundo o estudo, a presença desta variante genética pode causar uma queda hormonal de, em média, de 23%. Os níveis encontrados nas mulheres com esse gene estão abaixo do necessário para impedir o funcionamento normal do sistema reprodutor feminino.

    “Nós, como profissionais de saúde, sempre assumimos que se uma mulher diz ‘engravidei, mas estava usando anticoncepcional’, é porque ela deve ter feito algo errado. E esse talvez não seja o caso”, disse Aaron Lazorwitz, principal autor do estudo, ao The Guardian

    Os anticoncepcionais hormonais agem através, principalmente, de um mecanismo de liberação de hormônios capazes de impedir que os óvulos sejam liberados dos ovários. No entanto, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriram que a presença do gene CYP3A7 * 1C – encontrado em 5% da população – pode interferir nesse processo.

    Uma pesquisa anterior mostrou ainda que esse gene está associado ao avanço de alguns tipos de leucemia e ao aumento da mortalidade por câncer de mama e por câncer de pulmão.

    Embora haja uma relação genética, os especialistas ressaltaram que não há motivos para alarme nem há necessidade de realizar testes genéticos para verificar a presença desse gene. “Apesar do que descobrimos, ainda sabemos que implante subcutâneos e os sistemas intrauterinos de liberação de hormônios ainda são os melhores métodos de controle de natalidade”, salientou Lazorwitz ao The Guardian.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. gene em mulheres pode reduzir …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.