alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Gestos podem ajudar os indivíduos em apresentações

    Pesquisa holandesa mostrou como o público, possivelmente, interpreta certos movimentos

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Uma matéria da rede BBC aponta como os gestos de uma pessoa, ao falar, podem transformar alguém em menos ou mais carismático. Aliás, no geral, os seres humanos sabem o quanto os gestos não verbais, interferem na maneira em que alguém recebe uma mensagem. Inclusive, muitas vezes mais do que as próprias palavras utilizadas pelo orador.

    Agora, uma série de estudos feitos pela Universidade de Viena examinou como os cidadãos falam com as mãos, focando no movimento dessa parte do corpo enquanto um orador está proferindo seu discurso. A pesquisa se atentou, também, em outro fator: como esse ato pode influir na percepção dos demais.  A conclusão da pesquisa foi que as mãos refletem elementos relevantes da personalidade de alguém. Inclusive, podem mudar como as pessoas percebem certos aspectos, como a altura de uma pessoa.

     

    Significados

     

    O trabalho sugere que quando alguém move os braços para cima e para baixo vigorosamente, pode, sim, causar a percepção de que ele é mais alto. O que pode ser positivo, já que pessoas com estatura alta são consideradas melhores líderes, segundo pesquisas anteriores. Uma das possibilidades é que tais gestos criam uma ilusão visual, assim, o interlocutor aparenta ter uns centímetros a mais, e por tanto, passa a imagem de mais dominante.

    Aliás, movimentar as mãos com frequência foi um hábito associado às pessoas extrovertidas.

    Já os movimentos das mãos na vertical foram relacionados a uma mensagem relacionada à autoridade. Quem realiza tais gestos expansivos tende a ser categorizado como menos amável, porém, sem dúvidas, como dominante.

    Ainda não se sabe ao certo se ao imitar essas movimentações o orador consegue, de fato, mudar a maneira como é percebido. Mas, a suspeita é que muita gente utiliza dos truques de forma deliberada.

    Tendo em vista que uma grande quantidade de pessoas tem medo de falar em público, não custa tentar colocar os conselhos em prática.

     

    1. Home
    2. noticias
    3. gestos podem ajudar os …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.